Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Município quer comando sub-regional da Proteção Civil instalado no concelho

O executivo municipal de Ourém aprovou na reunião de 6 de setembro, segunda-feira, uma Moção que vai ser enviada ao Presidente da República, Governo e demais órgãos de decisão por forma a instalar o comando sub-regional do Médio Tejo da Proteção Civil no concelho.

- Publicidade -

Para esse efeito a Câmara cede um terreno junto ao acesso ao IC9 (rotunda do Pinheiro) e disponibiliza-se para apoiar em eventuais encargos com a concretização do projeto. Na moção lida em reunião camarária, o presidente Luís Albuquerque (PSD-CDS) elencou as mais valias da instalação do equipamento em Ourém de modo a servir o Médio Tejo.

ÁUDIO | LUÍS ALBUQUERQUE, PRESIDENTE CM OURÉM:

- Publicidade -

Neste sentido, e com a Moção agora aprovada, a Câmara de Ourém chega-se à frente e está a oferecer condições para que o equipamento, que se irá responsabilizar pela Proteção Civil do Médio Tejo, se instale no território.

Face a uma reorganização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, prevista no decreto-lei nº45/2019, estão a ser criadas novas entidades de gestão. Os comandos regionais já se encontram definidos (o de Lisboa e Vale do Tejo encontra-se em Almeirim), mas ainda é uma incógnita onde vão ser instalados os novos comandos sub-regionais.

Na moção lida em reunião camarária, o presidente Luís Albuquerque (PSD-CDS) deixou alguns argumentos para que Ourém seja priorizado na sub-região, nomeadamente por ser o mais populoso, com 44 mil habitantes que constituem 20% do Médio Tejo, e ter a maior população flutuante, com uma dinâmica média anual de 8 milhões de pessoas a passar pela cidade de Fátima.

Por outro lado, Ourém é o segundo concelho de maior dimensão e ampla dispersão populacional, possuindo duas cidades, é o que tem mais empresas e parques industriais, tem uma vasta área florestal, com várias freguesias consideradas de risco elevado para incêndios e um histórico cíclico de grandes incêndios, possui três corpos de bombeiros, e encontra-se estrategicamente localizado, com proximidade aos principais acessos da região.

No texto, o município disponibiliza-se desde já a ceder o terreno municipal junto à rotunda do Pinheiro que faz acesso ao IC9, estando disponível para ajudar noutros encargos.

Considerando que “em termos técnicos” Ourém é o concelho que apresenta melhores condições para receber este comando, “espero que os termos técnicos se possam sobrepor a qualquer decisão política”, disse o presidente à comunicação social. 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome