Segunda-feira, Dezembro 6, 2021

Ourém | Luís Albuquerque (PSD-CDS) toma posse após resultado eleitoral “esclarecedor mas muito desafiante”

“Não nos basta construir o futuro, ainda mais importante é valorizá-lo”, disse o presidente reeleito da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque (PSD-CDS), na cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos ourienses para o quadriénio 2021-2025, acrescentando que essa valorização só surgirá em resultado do empenho de todos na execução de uma estratégia concentrada em três pilares fundamentais: as pessoas, a economia e a sustentabilidade ambiental. No executivo houve um reforço da maioria absoluta da coligação PSD-CDS, que passou de quatro para seis mandatos. Ao PS cabe o único lugar na oposição.

- Publicidade -

O Teatro Municipal de Ourém foi o local responsável por acolher os eleitos para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Ourém, que prestaram o seu juramento, perante todos os presentes, na cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos para o quadriénio 2021-2025, que decorreu na segunda-feira, dia 18 de outubro. 

Eleitos em Ourém tomaram posse no Teatro Municipal. Foto: CMO

- Publicidade -

O recém-empossado presidente Luís Albuquerque fez questão de dirigir a sua primeira palavra aos ourienses para lhes agradecer “o expressivo voto de confiança que nos deram para continuarmos a gerir o destino da nossa terra, que se refletiu num resultado esclarecedor mas muito desafiante”.

Na palavra do presidente do município ouriense o resultado é “esclarecedor” porque os números da vitória foram “inequívocos e expressivos”, traduzindo a afirmação em números: 12 freguesias conquistadas em 13 possíveis, seis mandatos na Câmara Municipal em sete elegíveis e 14 dos 21 mandatos da assembleia municipal, considerando também como desafiante uma vez que “redobra a exigência sobre nós e nos traz muito mais responsabilidade”, disse Luís Albuquerque.

Dando a garantia de que “não iremos adormecer à sombra dos resultados eleitorais e iremos continuar a trabalhar com o mesmo entusiasmo e dedicação”, o presidente reeleito pela coligação PSD-CDS disse que vão ser ouvidos todos os que queiram contribuir com ideias e propostas, mas que terão sempre de ser tomadas decisões, as quais “poderão não ser do agrado de todos, mas que serão seguramente as que melhor irão defender o interesse público das nossas populações”.

A cerimónia decorreu no Teatro Municipal. Foto: mediotejo.net

Referindo que “não nos basta construir o futuro, ainda mais importante é valorizá-lo”, Luís Albuquerque explicou que essa valorização só surgirá em resultado do empenho de todos os ourienses na concretização e execução de uma estratégia concertada e concentrada em três pilares fundamentais: as pessoas, a economia e a sustentabilidade ambiental.

No que toca ao primeiro pilar, Albuquerque explicou que é pelas que a sua equipa se empenha, e que “não concebemos outra forma de idealizar o futuro que não seja a pensar nas nossas crianças, nos nossos jovens, no bem-estar das nossas famílias”, pelo que vai manter a aposta no programa de apoio à natalidade e irá promover um programa de apoio junto das IPSS’s para que a valência creche possa ter uma maior oferta no concelho.

Relativamente à economia, o presidente do município de Ourém apontou para este período “absolutamente decisivo” de pós-pandemia a retoma do turismo e a sua diversificação, a construção de novas áreas de nucleação empresarial e a requalificação das já existentes, assim com a melhoria dos acessos aos principais eixos rodoviários.

Já no que ao ambiente e sustentabilidade diz respeito, “um desafio eminente na área mundial que é também uma questão premente para o município de Ourém”, Luís Albuquerque referiu a construção de novas infraestruturas que promovam hábitos de vida saudáveis e que estejam devidamente enquadrados na natureza. 

Eleitos para o mandato 2021-2025 para a Câmara Municipal de Ourém. (E-D: Micaela Durão, Rui Vital, Isabel Costa, Luís Albuquerque, Natálio Reis, Cília Seixo, Humberto Antunes). Foto: mediotejo.net

“A equipa da vereação hoje empossada é o espírito fiel da vontade de todos os ourienses que entenderam reforçar a sua confiança no nosso programa e sobretudo na gestão rigorosa que implementámos desde o primeiro dia em funções”, afirmou Albuquerque.

Referindo um concelho de Ourém “bem diferente daquilo que era há quatro anos”, fruto do trabalho da sua equipa nos últimos quatro anos no concelho, Luís Albuquerque quis deixar uma palavra “muito especial” aos presidentes de Junta de Freguesia que, “tal como no mandato anterior poderão continuar a contar com o meu apoio e ajuda institucional”.

O presidente (novamente) empossado, Luís Albuquerque, discursou perante os órgãos autárquicos eleitos. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | DISCURSO DE LUÍS ALBUQUERQUE, PRESIDENTE CM OURÉM:

Na reta final do discurso o recém-empossado presidente do município de Ourém dirigiu uma palavra aos ourienses, para afirmar que vai ser o mesmo que dos últimos quatro anos, o “presidente de todos os ourienses”, sem fazer distinções entre eleitores, terminando Luís Albuquerque com praticidade: “É tempo de deixar palavras e voltar à ação”.

JOÃO MOURA REELEITO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

No seu discurso, João Moura, eleito para um novo mandato como presidente da Assembleia Municipal, iniciou a sua intervenção como fez há quatro anos, agradecendo a todos os candidatos, “sem exceção”, que concorreram às últimas eleições, aos que estiveram nas mesas de voto, e a todos os que cessaram funções. Recordando que foram 151 os cidadãos de Ourém eleitos para os vários órgãos, “que nos vão representar nos próximos quatro anos”, João Moura fez ainda menção à “mácula” da abstenção.

Momento do discurso de João Moura, novamente eleito para presidir à Assembleia Municipal de Ourém. Foto: mediotejo.net

“O nosso partido, partido de todos, é o nosso concelho”, disse o também deputado da nação, João Moura, dirigindo-se aos recém-empossados deputados municipais, acrescentando que todos sem exceção podem contar com o “tratamento e dignidade inerentes ao cargo e função que desempenham”. 

Ao executivo municipal desejou votos de um bom mandato, dizendo que o povo de Ourém expressou-se de forma clara e inequívoca depositando em Luís Albuquerque e na sua equipa “confiança para gerir a causa pública e para elevar mais alto o concelho de Ourém”, mostrando-se João Moura convicto de que esse voto de confiança significa que entendeu o povo do concelho de Ourém que Luís Albuquerque “irá continuar a fazer um trabalho excelente à frente dos destinos da autarquia”.

João Moura fez ainda questão de deixar também alguns desafios, como a continuação da “árdua tarefa” na luta pela gestão e coesão territorial, conservar e preservar a “água de qualidade” em Ourém, contrariar a tendência de perda de população, ou continuar a ser uma referência mundial no turismo religioso, o qual se concilia cada vez mais com o turismo patrimonial.

João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Ourém. Foto: CMO

ÁUDIO | JOÃO MOURA, PRESIDENTE AM OURÉM:

“A Câmara Municipal poderá contar com a colaboração e empenho da Assembleia Municipal para que juntos possamos erguer bem alto o nome do concelho de Ourém”, garantiu João Moura, acrescentando que o órgão para o qual foi novamente eleito como presidente “fará o acompanhamento e a fiscalização da atividade municipal, bem como, dentro do seu quadro de competências, assumirá cabalmente as suas funções deliberativas”.

João Moura confessou diversas pretensões, como a de continuar a estimular a participação dos cidadãos na vida democrática local, privilegiando o relacionamento com as organizações e entidades locais, sempre com profundo respeito pela autonomia e o papel de cada um, fomentar o desenvolvimento do espírito de cidadania entre os jovens, dinamizar, em conjunto com a associação nacional de assembleias municipais, um curso de cidadania destinado aos mais jovens “onde os conceitos essenciais de democracia, poder local e a participação cívica dos jovens assumam um papel primordial”, ou continuar a transmitir as sessões online melhorando as condições das mesmas, para que todos os munícipes, não podendo estar presentes, possam assistir ao que se passa na sua terra.

ELEITOS PARA OS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS EM OURÉM:

Câmara Municipal: Luís Albuquerque (PSD/CDS), Natálio Reis (PSD-CDS), Isabel Costa (PSD-CDS), Cília Seixo (PS), Rui Vital (PSD-CDS), Humberto Antunes (PSD-CDS), Micaela Durão (PSD-CDS).

Assembleia Municipal: João Moura (PSD-CDS), Paulo Sá (PSD-CDS), Nuno Baptista (PS), Ana Vieira (PSD-CDS), Nuno Dias (PSD-CDS), Valdemar Oliveira (PSD-CDS), Helena Pereira (PS), Mónica Faria (PSD-CDS), Carlos Marques (PSD-CDS), Cristela Marto (PSD-CDS), João Pereira (MOVE), Filipe Mendes (PS), Tiago Vieira (PSD-CDS), Sílvio da Conceição (Chega), Francisco Lopes (PSD-CDS), Ângela Marques (PSD-CDS), Víctor Santos (PS), João Catarino (PSD-CDS), Jorge Silva (PSD-CDS), Paula Martins (PS), Cláudia Campos (PSD-CDS).

Presidente Junta de Freguesia de Alburitel – Engrácia Carriço (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Atouguia – Luís Pinto (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Caxarias – Nelson Antunes (PS)

Presidente Junta de Freguesia de Espite – Dulce Mateus (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Fátima – Humberto Silva (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais – Paulo Nunes (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Gondemaria e Olival – António Silva (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Matas e Cercal – Virgínio Dias (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade – Luís de Sousa (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias – Luís Oliveira (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Couros e Casal dos Bernardos – Jorge Lopes (PSD-CDS)

Presidente Junta de Freguesia de Seiça – Ângela Marques

Presidente Junta de Freguesia de Urqueira – Orlando Cavaco (PSD-CDS)

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome