Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Ourém | Luís Albuquerque (PSD-CDS) reforça maioria absoluta à custa do PS

*artigo atualizado às 18h09 de 27 de setembro de 2021

- Publicidade -

No concelho de Ourém, a coligação Ourém Sempre (PSD-CDS) conseguiu a reeleição, com Luís Albuquerque a avançar para um segundo mandato com o reforço da maioria absoluta, passando de quatro para seis vereadores eleitos. Ao PS cabe o único lugar vago na oposição. Na noite eleitoral, destaque ainda para o Chega, que conseguiu eleger um deputado, e para a freguesia de Caxarias, onde a candidatura do socialista Nelson Antunes tirou a junta ao PSD-CDS por 31 votos, num concelho quase todo pintada em tons laranja. 

Foi uma vitória estrondosa em Ourém, onde os atuais eleitos já haviam alcançado uma maioria significativa em 2017. A coligação Ourém Sempre arrecadou quase todos os lugares do executivo camarário, obtendo 13.809 votos (62,78%). O PS de Cília Seixo conseguiu conquistar 4.142 eleitores (18,83), elegendo apenas a cabeça de lista.

- Publicidade -

ÁUDIO | LUÍS ALBUQUERQUE, PRESIDENTE E CANDIDATO PSD-CDS:

O cenário foi similar na Assembleia Municipal. O PSD-CDS elegeu 14 deputados, mais três que há quatro anos, obtendo 57,49% dos votos. Também aqui o PS perdeu terreno, elegendo apenas cinco deputados, menos três que em 2017, obtendo 20,41% do escrutínio. O MOVE – Movimento independente (6,99%) perdeu um dos dois deputados que possuía, lugar ocupado agora pelo Chega (5,71%).

Com 62,78% dos votos, PSD-CDS ocupa seis dos sete lugares da vereação Foto: Ourém Sempre

A CDU teve ainda menos votos que em 2017, obtendo 3,39% dos eleitores, não conseguindo reconquistar o almejado lugar na Assembleia Municipal.

Catarina Monteiro, empresária de 34 anos, é a deputada eleita pelo Chega Foto: Chega Ourém

Nas freguesias também houve mudanças, com o PSD-CDS a conquistar as juntas de Nossa Senhora da Piedade, com Luís Sousa, de Seiça, com Ângela Marques, e a União de Gondemaria e Olival, com António Silva, autarquias anteriormente socialistas.

Em contrapartida, Nelson Antunes conseguiu conquistar os eleitores de Caxarias, “roubando” a reeleição de Filipe Graça (PSD-CDS).

Resultados eleitorais para a Câmara Municipal de Ourém 2021 Fonte: MAI

De resto mantiveram-se as juntas de centro direita, não obstante algumas primeiras eleições, nomeadamente em Atouguia, com Luís Pinto, e na União de Freguesias de Freixianda, Formigais e Ribeira do Fárrio, com Paulo Nunes.

Em declarações ao mediotejo.net, o reeleito presidente da Câmara Luís Albuquerque manifestou a sua satisfação, frisando “uma vitória muito expressiva que vem confirmar o trabalho que fizemos ao longo destes quatro anos”. O candidato reeleito admitiu que havia a noção que poderiam alcançar um “resultado desta dimensão”, considerando ser “um reconhecimento nas urnas deste grande trabalho que realizámos”.

resultados para a Assembleia Municipal de Ourém 2021 Fonte: MAI

Também nas freguesias Albuquerque reconheceu a vitória “expressiva”, sendo que o PSD-CDS controla agora 12 das 13 autarquias. Caxarias foi “perdida” por 31 votos, constatou, salientando porém que conseguiram “recuperar três freguesias muito difíceis, fruto também de uma aposta forte dos nossos candidatos”.

“Penso que ganhámos em quase toda a linha”, concluiu, considerando que “a responsabilidade é ainda maior que há quatro anos atrás”.

Coligação PSD-CDS reforçou maioria absoluta em Ourém. Foto: PSD

O mediotejo.net contactou Catarina Monteiro, deputada eleita pelo Chega, que informou que o partido vai enviar um comunicado de imprensa relativo à eleição deste elemento para a Assembleia Municipal de Ourém. Também Cília Seixo adiantou ao nosso jornal que a reação do PS aos resultados eleitorais chegará por nota de imprensa.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome