- Publicidade -
Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Ourém | Luís Albuquerque é o novo presidente da empresa intermunicipal Tejo Ambiente (c/áudio)

O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, é o novo presidente do Conselho de Administração da empresa intermunicipal Tejo Ambiente, substituindo no cargo Anabela Freitas, a autarca de Tomar. As eleições decorreram no dia 28 de outubro durante a reunião da Assembleia Geral.

- Publicidade -

Os presidente das Câmaras de Tomar e Mação completam o Conselho de Administração. Na Mesa da Assembleia Geral, ficaram os autarcas de Vila Nova da Barquinha (presidente), Ferreira do Zêzere e Sardoal.

“Vamos continuar a trabalhar como temos vindo a trabalhar até aqui. A Tejo Ambiente é uma entidade muito importante para o futuro do ambiente nos seis municípios”, afirma Luís Albuquerque. Reconhece, no entanto, que a empresa “ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de eficiência hídrica, de recolha de resíduos sólidos urbanos e de aumento das redes de saneamento básico”.

- Publicidade -

O autarca de Ourém ressalva que “a empresa foi muito mal interpretada logo desde o início nomeadamente em alguns concelhos” e aponta como um dos problemas as “velocidades totalmente diferentes” entre eles, referindo-se às diferentes taxas de cobertura de abastecimento de água e saneamento básico nos seis municípios.

“Temos muito trabalho pela frente. Vamos tentar melhorar cada vez mais, temos um grande trabalho pela frente e tenho a certeza que vamos conseguir” porque “é uma empresa que é fundamental para o futuro destes seis municípios em termos ambientais”, considera.

Sobre um eventual aumento do preço da água em 2022, o autarca não confirma, mas lembra que em Tomar o preço da água baixou 20 por cento quando mudou o sistema dos SMAS para a Tejo Ambiente.

Sublinha ainda a necessidade de se equilibrar financeiramente a empresa o que implica redução de custos e aumento das receitas.

Nesta altura a Tejo Ambiente procura um Diretor Financeiro, já que o anterior titular do cargo, Carlos Agostinho, foi eleito vereador para a Câmara da Batalha.

A Tejo Ambiente funciona desde 1 de janeiro de 2020 e tem por missão a gestão integrada e partilhada dos Sistemas de Abastecimento de Água, de Saneamento de Águas Residuais e recolha de Resíduos Sólidos Urbanos nos Municípios de Tomar, Ourém, Mação Vila Nova da Barquinha, Ferreira do Zêzere e Sardoal.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome