Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Língua gestual nas celebrações do Tríduo Pascal em Fátima

O Santuário de Fátima anunciou esta terça-feira, dia 20 de março, que, pela primeira vez, as suas celebrações do Tríduo Pascal vão ser interpretadas em língua gestual portuguesa.

- Publicidade -

“Queremos convidar toda a comunidade surda a vir celebrar connosco este momento festivo da Páscoa do Senhor”, refere o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, num vídeo dirigido àquela comunidade.

Esta medida insere-se no esforço que o Santuário tem vindo a fazer para “melhorar as condições aos peregrinos que o visitam, concretamente na resposta de que precisam aqueles que têm especiais necessidades de inclusão e acessibilidade”.

- Publicidade -

Carlos Cabecinhas sublinha a importância de todos viverem o Tríduo Pascal enquanto momento celebrativo que conduz à “vivência da Páscoa de Jesus Cristo”.

As celebrações do Tríduo Pascal com interpretação em língua gestual portuguesa serão a missa vespertina da Ceia do Senhor (18h00 de quinta-feira santa), a celebração da Morte do Senhor (15h00 de sexta-feira santa) e a vigília pascal (22h00 de sábado santo), que decorrem todas na Basílica da Santíssima Trindade.

No domingo de Páscoa, a comunidade surda pode participar na missa dominical às 15h00, na mesma basílica.

Desde 2013 que a eucaristia dominical das 15h00 na Basílica da Santíssima Trindade tem vindo a ser interpretada em língua gestual portuguesa por uma equipa de 12 elementos.

Em 2017, também as celebrações da Peregrinação Aniversária de maio, presididas pelo papa Francisco, foram interpretadas em língua gestual portuguesa.

O mesmo aconteceu na peregrinação aniversária de outubro, que encerrou as celebrações do centenário das aparições, que teve os seus momentos altos – meditação do rosário e missas – interpretados em língua gestual portuguesa.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome