No âmbito do projeto AJO – Assembleia Jovem de Ourém, o presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, desafia este ano os alunos do concelho a apresentar uma campanha de sensibilização sobre um determinado tema social. As propostas serão discutidas em assembleia jovem em maio e posteriormente apresentadas à Assembleia Municipal de Ourém (AMO).
Na comunicação que fez aos jovens, através de uma gravação de vídeo, dado que a situação pandémica impossibilitou a deslocação às escolas, João Moura referiu que embora em condições um pouco diferentes “queremos que os nossos alunos continuem a sentir que fazem parte de uma sociedade melhor e mais democrática, pelo que é crucial continuar a desenvolver as competências e as atitudes de cidadania ativa.”
Este ano a Assembleia Municipal desafia os jovens a apresentar ideias no âmbito do bem-estar social. “Num tempo especialmente atípico, fruto das medidas impostas pela pandemia, torna-se cada vez mais urgente incutir-lhes um espírito de reflexão sobre o mundo que os rodeia”, refere o presidente da AMO.
Este modelo de trabalho atende às circunstâncias, muito limitadoras no que diz respeito ao contacto social e por isso “decidimos avançar com a apresentação de um desafio que tenha em linha de conta, em primeiro lugar, a segurança e proteção dos alunos, mas que, por outro lado, os faça sair do seu mundo.
João Moura apela assim aos jovens para que sejam mais permeáveis às dificuldades dos outros, ajudando-os através de ações/campanhas de sensibilização. “Penso que será uma excelente oportunidade de tirarmos partido dessas competências e utilizá-las para o bem de todos”.
Em nota de imprensa, a AMO deixa alguns exemplos, como a elaboração de uma campanha de sensibilização para as medidas de segurança da Covid-19, o acolhimento de refugiados ou a angariação de brinquedos para crianças desfavorecidas.
Os alunos têm liberdade para a criação da campanha, podendo por isso utilizar os mais variados meios: vídeo, fotografia, outdoors, panfletos, anúncios de jornal, expressão dramática, ações de rua, etc.
Além do prémio da AJO (bilhetes para o NOS Alive), a equipa vencedora de cada escalão poderá, dependendo das suas características, ver a sua campanha concretizada. (1.º escalão: 5º ao 9º ano; 2.º escalão:10º ao 12º ano).
Este é o desafio que vai à sessão da AJO de 2021, agendada para 21 de maio.
Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita