Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 14, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Inaugurada escultura “Fátima”, projeto vencedor da Assembleia Jovem de Ourém

A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Ourém inauguraram esta segunda-feira, 10 de maio, um dos projetos vencedores da Assembleia Jovem de Ourém na edição 2019/20. A escultura “Fátima”, instalada na praça Padre Luís Kondor, na cidade religiosa, foi uma ideia dos alunos de 8º e 9º anos do Colégio do Sagrado Coração de Maria, com o intuito de se tornar um novo ponto turístico da localidade. 

- Publicidade -

Em pedra calcária, com o “i” estilizado, numa referência a Nossa Senhora de Fátima, a escultura instalada é a concretização fiel do que o grupo concebeu, garantiu aos jornalistas a porta-voz do grupo de estudantes, Oureana Espírito Santo.

“Sempre achámos que o nosso projeto tinha muito potencial e que podia vir a ser executado”, refletiu, recordando que a equipa procurou conceber algo que representasse o conceito “Fátima Altar do Mundo”. O tema da edição de 2019/20 da Assembleia Jovem era “arte urbana”, daí ter surgido a ideia da escultura em pedra da região.

- Publicidade -

“Pensámos em todos os pormenores”, referiu, inclusive o local, que deveria ser próximo do Santuário de Fátima. No entanto, dadas as contingências da propriedade privada, a escultura acabou por nascer na praça Padre Kondor.

“Quando nós idealizamos este projeto foi também para os turistas virem e tirarem fotos, para depois colocarem nas redes sociais e correrem o mundo”, sintetizou.

Escultura em pedra calcária foi concebida por alunos do 8º e 9º anos do Colégio do Sagrado Coração de Maria Foto: mediotejo.net

A peça foi inaugurada com a presença de vários autarcas locais e alguns transeuntes, que pararam quando se aperceberam da inauguração. O presidente da Assembleia Municipal, João Moura, lembrou que a ideia da Assembleia Jovem, por si criada no presente mandato, era “envolver as crianças na vida da comunidade, envolver as crianças naquilo que é de todos”. Objetivo conseguido, sendo este apenas um dos muitos projetos apresentados.

João Moura agradeceu ainda a colaboração do município para levar a efeito este projeto. 

Peça foi um dos projetos vencedores da Assembleia Jovem de Ourém Foto: mediotejo.net

Já o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, considerou ser este um momento “importante”, na medida em que permitiu concretizar um dos projetos desta iniciativa de cidadania dos jovens de Ourém. Adiantou ainda que estão a ser trabalhadas, com o objetivo de serem implementadas, outras propostas vencedoras, não adiantando quais. 

A escultura permite criar ainda um novo ponto de paragem fotográfico em Fátima. Agradeceu ainda à Assembleia Municipal por ter promovido a Assembleia Jovem, “pois permitiu que vários jovens do concelho estivessem envolvidos na criação daquilo que será certamente mais um ícone, com visita obrigatória, na cidade de Fátima”.

VIDEO: INTERVENÇÕES NA INAUGURAÇÃO DA ESCULTURA:

Este foi o primeiro projeto a ser concretizado da Assembleia Jovem de Ourém, cuja terceira edição deverá ocorrer até ao final deste mês.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome