Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém inaugura sede da CLDS 3G

O concelho de Ourém inaugurou na tarde desta quinta-feira, dia 17, a sede do seu CLDS 3G – Contrato Local de Desenvolvimento Social. Uma iniciativa da Segurança Social, com apoio de fundos comunitários, que estimula parcerias entre diversas entidades de desenvolvimento social e local, entre outras, a fim de dar uma resposta efectiva e conjunta na luta contra a pobreza e a exclusão social. O projeto vai atuar em Ourém durante os próximos três anos.

- Publicidade -

cldsA ideia é colocar a “funcionar a máquina” para que “todas as intervenções sejam feitas em conjunto e que haja uma rede”, sintetizou a coordenadora do CLDS 3G de Ourém, Fátima Duarte. “A nossa sociedade também está em crise de se organizar” e “fomentar energias”. “Não vamos mudar nada, mas fomentar o que é necessário”, explicou. Desde “ajudar as pessoas a fazer um curriculum vitae”, processo que muitos desconhecem, a aconselhá-las no que vestir quando se apresentarem a uma entrevista de emprego, enumerou.

“Estamos aqui para fazer pontes, ajudar o que falta”, salientou a coordenadora, destacando a importância deste trabalho em rede. Ao projeto estão afinal associadas várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, ACISO – Associação Empresarial de Ourém Fátima, INSIGNARE, Câmara de Ourém, entre outros.

- Publicidade -

O CLDS 3G de Ourém possui três espaços: Espaço “EU” (Intervenção Familiar e parental, preventiva da pobreza infantil), Espaço “Nós” (capacitação da comunidade e das instituições) e Espaço TEIA (para apoio a emprego, formação e qualificação). A equipa técnica é formada por um técnico superior de serviço social, uma técnica de gestão, uma psicóloga e uma animadora sociocultural. Vai funcionar das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, mas a equipa poderá estar ausente em atividades por todo o concelho, inclusive nas das juntas de freguesia.

Desde informar sobre medidas ativas de emprego, promover o empreendedorismo jovem, prevenir o abandono escolar, apoiar a criação de empresas, realizar debates didáticos, atuar junto de jovens com problemas específicos, realizar encontros intergeracionais, há todo um leque de propostas que o CLDS 3G quer levar a efeito no concelho. O presidente da Câmara, Paulo Fonseca, saudou a iniciativa, salientando as vantagens das instituições sociais e locais trabalharem em equipa.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome