Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém: Gabriel o Pensador, Oquestrada e Átoa animam Festas do Concelho

Gabriel o Pensador é o cabeça-de-cartaz das Festas do Concelho de Ourém que este ano decorrem entre os dias 17 e 20 de junho. O rapper brasileiro partilha o palco do Parque da Cidade António Teixeira com os grupos Átoa e Oquestrada durante os festejos num programa que inclui iniciativas culturais, desportivas, empresariais e populares em diversas freguesias.

- Publicidade -

O programa das Festas de Ourém começou no início de junho e estende-se até ao final do mês, mas será entre os dias 17 e 20 que a animação atinge o auge. Os festejos têm início às 19h00 com a inauguração da exposição “In Sight” de João Torcato, que fica patente no Espaço Jovem do Parque da Cidade António Teixeira até 24 de junho, e a abertura da Expourém – Exposição de Atividades e Agentes Económicos de Ourém no Centro de Negócios.

A vertente cultural é assegurada em alguns momentos pelos alunos do Conservatório de Música de Ourém e Fátima. No primeiro dia começa na Praça Mouzinho de Albuquerque, onde estes realizam a sua audição de final de ano letivo e no segundo com um espetáculo de dança no Auditório do Conservatório de Música de Fátima. Este local será palco na mesma tarde do Encontro de Coros.

- Publicidade -

A música continuará em destaque no dia 19 com um concerto musical infantil no Parque da Cidade António Teixeira, desde recém-nascidos até crianças com três anos de idade, e o Auditório do Conservatório de Música de Fátima recebe o I Concurso Nacional dos Pequenos Guitarristas e o XI Concurso Nacional de Guitarra, que têm continuidade no feriado municipal, a 20 de junho.

Os concertos noturnos realizam-se no Parque da Cidade António Teixeira e começam às 22h00. A 17 atuam os The Peorth, a 18 os Clark e a 19 os Sigma. Logo a seguir, pelas 23h30, seguindo a mesma ordem dos dias, chegam ao palco os cabeça-de-cartaz, a banda Átoa, o grupo Oquestrada e o rapper brasileiro Gabriel, o Pensador. Três nomes com estilos musicais muito diferentes que abrangem diversos públicos.

Os quatro dias também são dedicados ao desporto com o torneio de veteranos em Campo da Chã (dias 17 e 18) e o Torneio de Futsal no Pavilhão da Escola Secundária de Ourém (dias 18 e 19) e o Open de Orientação Conde de Ourém (dia 18). As tradições populares marcam presença com as marchas a desfilarem em Caxarias (dia 17), o I Encontro de Jogos Tradicionais de Ourém no Parque da Cidade António Teixeira (dia 19) e as Festas de Freixianda (de 19 a 21). Por seu lado, os amantes das vespas serão recebidos nos Paços do Concelho antes de arrancarem para um passeio motorizado (dia 19).

A edição deste ano tem como novidade a realização das cerimónias oficiais do dia 20 em Fátima. O Salão e a Igreja paroquiais desta cidade foram escolhidos para o concerto “It’s Only Rock N’ Roll” e a Sessão Solene, respetivamente.

Uma vez terminado o fim-de-semana prolongado, estão agendadas seis atividades até dia 29, a maioria realizada no Auditório do Conservatório de Música de Fátima. Ali terá lugar a Masterclass Roland Dyens a 22, o concerto de órgão por Javier Artigas Pina a 25, o IV Concurso Nacional de Orgão a 26 e o recital pelos participantes das Masterclasses a 29.

O programa fica completo com o arranque das Festas da Freguesia de Caxarias na sexta-feira, 24, e o concerto de órgão por António Esteireiro na Basílica N. Sr.ª do Rosário de Fátima no dia 28.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here