Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Setembro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Fátima já tem Ecovia de 2,5 km até ao Santuário da Ortiga

O município de Ourém inaugurou na terça-feira, 6 de julho, a Ecovia Fátima – Fátima, um troço de 2,5 quilómetros que liga, sensivelmente, a junta de freguesia de Fátima ao Santuário de Nossa Senhora da Ortiga. O investimento de 714 mil euros contou com a comparticipação de 150 mil euros da American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation). Esta é a primeira fase de uma ideia mais ampla, que pretende criar todo um percurso pedonal e ciclável até às pedreiras do Moimento, para onde também existe um projeto para um parque.

- Publicidade -

O percurso assinalado a amarelo vivo tem início na mesma zona onde arrancam os trilhos de trail em Fátima velha e traz sobretudo segurança a um trajeto que já era realizado pelas populações, que se deslocam a pé até ao outro santuário do concelho, o de Nossa Senhora da Ortiga. A inauguração a 6 de julho pretendeu assinalar a mesma data dos festejos a este orago, este ano condicionados pela pandemia.

Vídeo da inauguração da Ecovia Fátima – Ortiga, transmitido em direto no Facebook

- Publicidade -

A sessão começou com o corte da fita no início do percurso, seguindo-se o realizar do trajeto pelo executivo municipal e demais representantes da Assembleia Municipal e Junta de Freguesia de Fátima. O descerrar da placa da Ecovia contou com a bênção do pároco de Fátima, que deixou algumas palavras em relação à obra, a qual veio trazer segurança aos crentes que se deslocam a pé a este santuário.

“Eu estava à espera deste caminho”, admitiu, referindo que há sempre muito trânsito neste trajeto. “Como pároco de Fátima desejo que estas coisas sejam alargadas ainda mais”, comentou, refletindo que a freguesia precisa de “lugares ainda mais aprazíveis”, sobretudo para os mais velhos. 

Na sua intervenção, o presidente de Fátima, Humberto Silva, lembrou que a Ecovia é um sonho antigo desta autarquia. “Foi feito para ser seguro”, salientou, permitindo uma separação da estrada, uma contemplação da natureza e um caminho espiritual. Permanece porém a expectativa de criar uma ligação ao Santuário de Fátima através da requalificação da Avenida Irmã Lúcia de Jesus e extensão desta mesma Ecovia.

Já o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, informou os presentes da aprovação em reunião de executivo de dois estudos prévios para a requalificação da Avenida Irmã Lúcia de Jesus e da Avenida Papa João XXIII.

Estas empreitadas vão criar um circuito também pedonal e ciclávei até à Cova da Iria (Santuário de Fátima) e às pedreiras do Moimento, para onde existe um projeto de um parque. As duas obras estão estimadas em 5 milhões e 800 mil euros.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome