Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Outubro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Fátima abre único Centro de Dia para doentes de Alzheimer do distrito (C/VIDEO)

A Santa Casa da Misericórdia de Ourém – Fátima conseguiu finalmente abrir, depois de um longo processo burocrático de quatro anos, um Centro de Dia vocacionado para doentes de Alzheimer. O espaço funciona no salão paroquial de Fátima e foi apresentado na sexta-feira, 21 de setembro, Dia Mundial da doença. Presente na sessão, o diretor da Segurança Social de Santarém, Renato Bento, anunciou a previsão de abertura de fundos comunitários para estruturas sociais dentro em breve.

- Publicidade -

Era um sonho antigo da Santa Casa da Misericórdia de Ourém-Fátima, que se apercebeu da necessidade de criar um espaço mais preparado para responder aos desafios levantados por utentes com a doença de Alzheimer, a demência mais comum entre a população acima dos 65 anos. Tendo conseguido um financiamento de 40 mil euros do BPI Sénior, que serviu para o investimento necessário, e um espaço cedido pela paróquia, teve no entanto que esperar quatro anos para ver todo o processo burocrático finalizado e conseguir abrir portas.

Espaço situa-se no salão paroquial de Fátima Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Deste historial deu conta a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Ourém – Fátima, Fernanda Rosa, na sessão que decorreu ao fim da tarde de sexta-feira. “Foi a inexistência de respostas locais para uma necessidade que afeta de forma crescente uma comunidade que nos fez avançar”, referiu, lembrando que a instituição trabalha há uma década com esta população.

O objetivo não é “segregar” as pessoas do resto da comunidade, mas “estimular” mediante atividades próprias, cientificamente comprovadas, para retardar os efeitos da doença.

Fernanda Rosa lançou ainda um apelo à Segurança Social de Santarém para que “estejam mais ao nosso lado” e não apenas como “super poder fiscalizador”. “Precisamos uns dos outros”, defendeu.

A responsável deixou também um pedido ao presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD), para que apoie numa solução para as novas instalações do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia. “As instalações onde residimos estão desajustadas e degradadas” e uma vez que o espaço é alugado não é possível fazer obras, pelo que terão que se mudar.

Neste contexto, Renato Bento avançou com a informação de que dentro em breve deverão abrir fundos comunitários precisamente para estruturas sociais, ao exemplo do antigo programa PARES. “Existe aqui uma janela de esperança para os próximos meses, para que se possam construir novos equipamentos”, referiu.

Da parte de Luís Albuquerque ficou a promessa de que “o município irá colaborar dentro das nossas possibilidades” para colmatar estas necessidades estruturais do lar de idosos.

Fátima Inauguração do primeiro centro de Dia de alzheimer do distrito de Santarém

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

À comunicação social, Fernanda Rosa adiantou que o novo Centro de Dia tem capacidade para 15 utentes, tendo neste momento seis pessoas, maioritariamente do concelho de Ourém, a quem é dada prioridade. A nova valência implicou a contratação de duas pessoas a tempo inteiro e duas a meio tempo, sendo servido por uma animadora com formação em psicologia, duas auxiliares e um motorista. O espaço funciona nos dias úteis, das 09h00 às 17h00. Aqui os utentes realizam atividades que estimulam a mente, próprias para o tratamento da doença.

No que toca ao lar, que abrange 39 pessoas, a responsável frisou que é uma “necessidade urgente”. A instituição possui um terreno no Moimento, Fátima, e está a aguardar a aprovação de loteamento para apresentar o projeto de arquitetura.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome