Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém: Espólio fotográfico de Eduardo Teixeira Pinto na Galeria dos Paços

A Galeria dos Paços, em Ourém, terá patente até ao fim de setembro a exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto, “um espólio fotográfico de valor incalculável”.

- Publicidade -

Segundo informação da autarquia, Eduardo da Costa Teixeira Pinto era natural de Amarante e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

O fotógrafo foi distinguido pelo Grande Prémio de Camões na década de 60, tendo obtido também inúmeras distições internacionais.

- Publicidade -

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Eduardo Teixeira Pinto, falecido em 2009, foi “membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente ‘Associação Fotográfica do Porto’, ‘Grupo Câmara’ (Coimbra) e ‘Associação Fotográfica do Sul’ (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar”, destaca a autarquia.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here