Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Escolas e estradas em obras este verão em pacote de 11 milhões (c/fotos e video)

O executivo PSD-CDS de Ourém realizou na terça-feira, 31 de julho, uma visita às obras em curso no concelho. Para além das obras de saneamento, o verão está a ser marcado por um conjunto de trabalhos em escolas e estradas. No total, o município tem um plano de trabalhos de 11.705.094,66 euros a decorrer, nomeadamente 4.524.324,37 euros em execução e 7.180.770,29 euros em procedimentos concursais.

- Publicidade -

A visita começou na avenida D.Nuno Álvares Pereira, a artéria principal da cidade de Ourém, que até ao final do ano se encontra a ser requalificada, registando já um atraso de cerca de 60 dias em relação ao previsto. Neste momento é a maior obra a decorrer no concelho, totalizando um investimento de 2.141.637,90 euros, apoiado por fundos comunitários. Parte da via já se encontra transitável, devendo o troço até ao cemitério abrir até final da próxima semana.

troço até ao cemitério deve abrir ao trânsito no final da próxima semana Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

O percurso seguiu para o parque da escolas de Ourém, onde o edifício da APDAF se encontra a receber obras de requalificação, no valor de 136.864,12 euros. Os trabalhos contemplam o espaço interior e exterior do edifício, com remodelação de instalações sanitárias, criação de campo de jogos, pinturas de fachadas, implantação de muros e redes de vedação, para além do sistema deteção de incêndio. O município encontra-se também a terminar um projeto de iluminação para a envolvente das escolas.

Em Vilar dos Prazeres, junto à Igreja Paroquial, a Câmara adquiriu três moradias para demolir, que ficaram em 77.500 euros. Segundo foi explicado no local, ainda não está decidido o que fazer em concreto com o espaço, podendo dar origem a um parque de estacionamento. Encontra-se ainda prevista uma intervenção na envolvente do Centro Escolar local.

APDAF entre outras escolas estão a sofrer obras de requalificação durante o verão Foto: mediotejo.net

Na freguesia de Fátima, na estrada da Ramila, o município colocou guardas metálicas num troço de 225 metros que é acompanhado por uma linha de água profunda. O custo da obra foi de 16.910 euros.

No Estádio João Paulo II, sede do Centro Desportivo de Fátima, já se encontram a decorrer os trabalhos de mudança de relvado, de natural para sintético, ao abrigo de um protocolo com o município de 339.703,48 euros. O acordo contempla ainda a requalificação do edificado, por forma a que o espaço obtenha a licença de utilização.

Era uma “velha aspiração” do clube, adiantou o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, explicando que o novo executivo optou por aumentar o valor do financiamento quando tomou posse. “Precisava desta estrutura como do pão para a boca”, confessou o presidente do Centro Desportivo de Fátima, o Padre Pereira, constatando que o relvado estava velho, o campo é utilizado por três equipas (escalões de formação) e era necessário criar novas condições para continuar a atrair atletas.

Estádio João Paulo II terá relvado sintético e obras na estrutura para receber licença de utilização Foto: mediotejo.net

No Cercal encontram-se a decorrer as obras de saneamento, uma candidatura a fundos comunitários de 976.185,20 euros que contempla também Matas e Espite. Para Espite, foi avançado, as obras de saneamento deverão avançar no final de agosto.

Também no Cercal a Escola Básica local encontra-se a ser alvo de uma profunda intervenção, no valor de 132 815,10 euros. As obras vão desde a remodelação de exteriores ao interior, com intervenção nos wcs, pavimentos, substituição de portas e janelas para melhoria térmica, novo de ringue de jogos, rampas e escadarias de acesso e a construção de uma cobertura para o parque infantil.

Em Matos, nesta freguesia, avançou Luís Albuquerque, há uma adjudicação já concluída para levar as condutas de água até um conjunto de empresas que até ao momento não eram servidas. A intervenção está orçamentada em cerca de 25 mil euros.

No Olival, o Centro Escolar está a receber obras no seu recreio, nomeadamente de arborização Foto: mediotejo.net

“Quando entrámos [no executivo] fizemos um levantamento das dificuldades das escolas para intervir”, explicou durante o percurso o vereador responsável, Rui Vital, ao mediotejo.net. A rota seguia então pela Escola Básica e Jardim de Infância da Gondemaria, que também se encontra a receber obras durante as férias de verão, nomeadamente na rede de abastecimento de água, rede de rega e rede de incêndio. O investimento é de 9.580,75 euros.

No Olival, um muro de suporte de terras que desabou em 2016, sob responsabilidade do município, já foi reconstruído pelos serviços municipais, numa intervenção que ficou em 34.410,80 euros.

Nesta freguesia foi ainda visitado o Centro Escolar do Olival, que está a ser alvo de trabalhos exteriores no valor de 99.748,02 euros. A intervenção contempla arborização, construção de campo de jogos e substituição do piso existente, além de outros trabalhos nas águas residuais e rega. A obra está um pouco atrasada, foi avançado no local, antevendo-se que ultrapasse o mês de agosto.

A estrada que dá acesso ao campo de futebol em Seiça está a receber melhoramentos, por forma a aumentar o estacionamento Foto: mediotejo.net

Após uma paragem no Parque de Merendas de Casal dos Bernardos para almoço, o trajeto seguiu para a ER356, onde as lombas foram trocadas por semáforos em três locais. “As lombas eram incómodas para as viaturas”, explicou Luís Albuquerque, tendo a nova sinalização recebido bom feedback até ao momento. As obras ficaram em 272.218,24 euros, incluindo ainda alguns trabalhos de pavimentação, limpeza e sinalização.

A estrada que liga Formigais ao Agroal encontra-se a terminar de ser pavimentada, numa intervenção que ficou em 146.900 euros. Luís Albuquerque referiu também que o projeto para o passadiço do Agroal, que irá ligar o Parque Aventura à praia pela ribeira, deverá ser apresentado ainda este ano.

A viagem terminou em Seiça, onde uma intervenção de 139.850,76 euros está a dar uma nova face à rua Professor Doutor Guilherme Barros e Cunha e deverá ser inaugurada em meados de agosto. A rua é a via de acesso ao Campo de Futebol do Grupo Desportivo e Cultural de Seiça, estando a dotar-se a envolvente de melhores acessos viários e pedonais, estacionamentos, coletor de águas pluviais, ecoponto e arborização.

Saneamento encontra-se neste momento no Cercal, devendo avançar nos finais de agosto para Espite Foto: mediotejo.net

As obras nas escolas têm um prazo entre 30 a 60 dias de execução.

A par destes trabalhos, salientou Luís Albuquerque, há todo um conjunto de obras que se encontram na fase dos procedimentos concursais e que acrescem um investimento de 7.180.770,29 euros (apoiado por fundos comunitários). Entre elas estão a já anunciadas requalificações do Castelo e Paço dos Condes e do Cine-teatro municipal, projetos que vêm do anterior mandato.

Na listagem fornecida aos jornalistas estão ainda incluídas intervenções nas escolas básicas e jardins de infância de Maxieira, Amieira, Boleiros, Moita Rendonda, Gondemaria, Rio de Couros, Centro Escolar da Cova da Iria, Centro Escolar de Nossa Senhora das Misericórdias, EB 2,3 IV Conde de Ourém e EB 2,3 de Freixianda. Há um projeto de mobilidade viária e pedonal na Cova da Iria, a Start Up Ourém e a rede de drenagem de águas residuais de Fátima.

Executivo PSD CDS faz visita às obras em curso no concelho de Ourém. Presidente Luís Albuquerque

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 31 de Julho de 2018

Alguns arranjos nas escolas em procedimento concursal, referiu o presidente, devem começar ainda nos próximos dias. O projeto de requalificação da estrada de Leiria está em fase de conclusão, estando-se a contactar os proprietários. O presidente espera aprovar o projeto em agosto, para que a obra comece em 2019.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome