O Cruzeiro do Regato sofreu recentemente trabalhos de conservação e restauro realizados pela autarquia que tiverem como objetivo “restituir o valor histórico deste elemento patrimonial enquanto símbolo na fundação da Aldeia da Cruz”.
Os trabalhos foram executados pela equipa de Conservação e Restauro do Museu Municipal de Ourém e permitiram estabilizar os processos de degradação verificados, informou a autarquia que acrescenta que “a intervenção consistiu na aplicação de um biocida para eliminação da colonização biológica, seguida de uma limpeza mecânica com escovas de nylon e água corrente”.
O Cruzeiro do Regato está associado à lenda que envolve D. Nuno Álvares Pereira e o seu irmão Pedro Álvares Pereira, após a Batalha de Aljubarrota no ano de 1385.
Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.