- Publicidade -
Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Ourém | Concelho tem nova rota por 10 locais que marcaram a vida dos pastorinhos de Fátima

A Câmara Municipal de Ourém apresentou no Dia do Município, 20 de junho, sábado, um novo produto turístico, designado Rota dos Pastorinhos. O projeto contou com fundos europeus e consistiu em marcar 10 locais no concelho de Ourém por onde os três pastorinhos de Fátima passaram durante a sua vida. O percurso começa no Santuário de Fátima, na Cova da Iria, e passa por Aljustrel, Fátima, Ourém, Olival e Soutaria, sendo a informação disponibilizada em painéis interpretativos com indicação para QR CODE.

- Publicidade -

A Rota dos Pastorinhos narra a história oficial dos videntes de Fátima e episódios menos conhecidos da vida dos videntes pelo concelho de que eram naturais. O turista é convidado assim a conhecer, além do Santuário de Fátima, a aldeia de Aljustrel, onde ficam as casas dos pastores; a Igreja Paroquial de Fátima (velha), onde foram batizados; o antigo edifício da Câmara de Ourém, onde estiveram presos; a Casa do Administrador, onde foram recebidos aquando a prisão; a Igreja Paroquial de Ourém, onde assistiram em agosto de 1917 às festas da Senhora da Piedade; o Hospital de Santo Agostinho, em Ourém, onde Jacinta esteve internada; o memorial a Jacinta Marto no cemitério de Ourém, onde esteve o seu corpo no jazigo do Barão de Alvaiázere; a capela da Soutaria, antiga casa da Senhora Emília, onde Lúcia e Jacinta estiveram; e, por fim, a antiga casa do pároco do Olival, onde também há registo da permanência de Lúcia.

Apresentação em Aljustrel, Fátima, da nova Rota dos Pastorinhos

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 20 de junho de 2020

- Publicidade -

Os painéis interpretativos foram inaugurados no Dia do Município de Ourém, com uma curta cerimónia e bênção em Aljustrel. Da parte da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Miguel Pombeiro frisou um investimento incluído nos “produtos turísticos integrados”, na sequência do Stayover Fátima – Tomar.

Já o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, frisou uma aposta nos guias regionais e de um turismo integrado, colocando os municípios a trabalhar em rede nas suas variadas propostas. Deixou assim uma nota de otimismo para que os turistas regressem a breve trecho ao território.

A encerrar, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, fez uma apresentação da rota, que pretende “retratar a vivência dos pastorinhos no nosso concelho”, aumentando a oferta turística do município. Outro objetivo, salientou, é aproximar o próprio concelho de Ourém a Fátima, na expetativa que os turistas que acorrem à cidade religiosa possam ter interesse em procurar outros locais no território e aumentar o tempo de permanência.

Município de Ourém inaugurou “Rota dos Pastorinhos” com passagem por 10 lugares do concelho. Foto: DR

Luís Albuquerque terminaria a anunciar que foi realizada uma candidatura ao programa LÍDER, no valor de cerca de 200 mil euros, para requalificar a aldeia de Aljustrel no que toca ao pavimento, mobiliário urbano e eletricidade.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome