Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém: CLDS 3G vai criar Site para vender artesanato local

A proposta é colocar os artesãos e artistas de Ourém a trabalhar em rede, através de uma página eletrónica onde possam expor e vender os seus produtos. O CLDS 3G de Ourém será a entidade gestora do espaço, mas funcionará apenas como intermediário entre o comprador e o artesão, os quais discutem depois entre si os termos de venda do produto. Haverá ainda um catálogo digital, enviado a empresas de todo o país, e um Encontro com todos os artesãos e artistas do Médio Tejo. O projeto foi apresentado publicamente na quinta-feira, 29 de setembro, e reuniu consenso entre as duas dezenas de artesãos presentes.

- Publicidade -

“Juntos é mais fácil que isolados”, foi uma das frases deixadas pelas várias entidades que colaboram com este projeto do CLDS 3G de Ourém, a Insignare, a OurémViva e o município de Ourém. “É o primeiro passo para promover o artesanato no concelho”, explicou ao mediotejo.net Joana Nunes, técnica de gestão do CLDS 3G de Ourém. “Vamos começar a dar o primeiro passo, que é saber o que existe e através dos que vierem chegar a outros (artesãos) e saber o que fazem”, explicou.

À sessão no Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém acorreram 20 pessoas, a quem foi apresentado o projeto de criação de um site, com concepção e apoio dos alunos de Multimédia da Escola Profissional de Ourém (EPO). Os mesmos alunos irão depois fotografar as peças para venda dos artesãos e artistas que quiserem aderir à iniciativa, que surgirão online com uma breve descrição e um preço estipulado. Posteriormente será feito também um catálogo digital com todos estes produtos, que será enviado a empresas nacionais com apetência pela aquisição de artesanato.

- Publicidade -

“No nosso concelho de Ourém temos artesãos de grande potencial, mas não estão a trabalhar em rede”, salientou Joana Nunes. O trabalho está planeado, mas os passos terão que ser dados de forma gradual, referiu.

“Não vou dar-vos a chave mágica do Euromilhões”, alertou ao público Sérgio Fernandes, em representação da Insignare. Este será apenas um site onde os artesãos e artistas podem colocar os produtos que tencionem promover e vender, gerido pelo CLDS 3G, a quem competirá depois a sua divulgação. Caso haja contacto de um comprador, este é encaminhado para o artesão ou artista e o processo comercial é discutido diretamente entre os interessados. O CLDS 3G não mexe com dinheiro, apenas promove a arte e o empreendedorismo local.

A ideia levantou muitas dúvidas mas reuniu aceitação, com os responsáveis a explicar que questões com peças únicas e irrepetíveis, entre outras, serão resolvidas caso a caso. “Isto é um projeto sério que vai dar muito trabalho”, assegurou Joana Nunes ao público presente, garantindo também a gratuitidade de todo o processo.

Em cima da mesa ficou também a realização de um Encontro de Artesãos e Artistas do Médio Tejo em Ourém, ideia bem aceite pelos presentes. Workshops e cursos variados serão outras propostas a avançar.

Segundo a coordenadora do CLDS 3G de Ourém, Maria Fátima Duarte, tanto o site como as restantes iniciativas deverão ter início no primeiro semestre de 2017. “O nosso eixo prioritário é o emprego e o objetivo é ter projetos inovadores”, esclareceu. “Ourém é rico em artesanato e não é visível. É importante dar visibilidade e que trabalhem em conjunto”.

Para já o CLDS 3G quer conhecer todos os artesãos que existem no concelho e que estejam interessados em participar no projeto. Já possui uma listagem com alguns nomes, mas há ainda um grande território de artistas e artesãos que é necessário identificar.

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here