“Nunca vi tanto número de peregrinos asiáticos em Fátima”, confessou o Bispo de Leiria-Fátima, D.António Marto, aquando o Encontro de Hoteleiros de quinta-feira, 8 de fevereiro, em Fátima. Em 2017 foram registados 31.561 peregrinos provenientes da Ásia, em que a China também já figura entre os países de maior emissão. O fenómeno levou a que o Bispo convidasse o Cardeal de Hong Kong e o Bispo de Hiroxima a presidir às celebrações aniversárias de maio e outubro deste ano.
No Encontro, em que foram apresentados os dados oficiais do Santuário do ano de 2017, D. António Marto mostrou-se surpreendido com o balanço final de 9,4 milhões de peregrinos. “Fátima é do mundo inteiro”, destacou, “Fátima será sempre um dom para a Igreja e a humanidade inteira”.
Fátima Bispo António Marto
Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 8 de Fevereiro de 2018
Outro fenómeno que surpreendeu o Bispo foi a quantidade de peregrinos asiáticos que foi encontrando na cidade. “Nunca vi tanto número de peregrinos asiáticos em Fátima”, confessou, “tão afetuosos”, lembrando que vinham cumprimentá-lo e pediam para tirar fotografias. “Achei tão impressionante”, admitiu, refletindo que é para a Ásia que se está a deslocar o eixo económico e, porventura, também o religioso. “Pensei: tenho que trazer um cardeal chinês”, recordou.
Assim foi. Em maio estará em Fátima, a presidir às cerimónias de 12 e 13, o Cardeal de Hong Kong e em outubro virá o Bispo de Hiroxima.
Portugal continua a liderar o número de peregrinos, sendo seguido por Itália, Polónia e, este ano, os EUA superaram o Brasil. Da Ásia crescem o número de peregrinos que chegam do Vietname, com 5.884 pessoas em 2017. Seguiu-se as Filipinas, com 5.628 peregrinos, a Coreia do Sul, com 4.943, e a China, com 3.406 de 94 grupos.