Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Assembleia dividida aprova interesse público de pedreiras

Não foi pacífica a aprovação das declarações de interesse público municipal em Ourém a duas pedreiras localizadas em Fátima, uma da empresa ROVIGASPARES – Extração e Transformação de Mármores e Rochas e Afins Limitada e outra da FILSTONE – Comércio de Rochas, S.A.

- Publicidade -

Estes processos que já vinham da anterior assembleia municipal de Ourém realizada a 24 de junho, foram aprovados na sessão do dia 30 de setembro mas dividiu os eleitos, com quase tantas abstenções e votos contra como votos a favor.

O que está em causa é a regularização de pedreiras que não estão a funcionar conforme a legislação respetiva, usando como argumento o seu “interesse público”, tendo também em conta que empregam mais de 200 trabalhadores.

- Publicidade -

Para o deputado municipal Nuno Miguel Baptista (PS),os processos estão “mal instruídos e pouco claros”, pondo em causa a imparcialidade da Assembleia Municipal. Citando um especialista na matéria, considera que a declaração de reconhecimento de interesse público municipal deve ser usada apenas em situações excecionais.

O presidente da mesa, João Moura (PSD-CDS), argumenta que já foram aprovados anteriormente dezenas de processos de reconhecimento de interesse público municipal e que nunca os processos foram tão escrutinados como os que estavam em cima da mesa.

Depois de várias intervenções com argumentos a favor e contra, além de algumas preocupações incluindo da bancada do PSD-CDS, os processos acabaram por ser aprovados com 16 votos a favor (PSD-CDS), 9 votos contra (MOVE e 7 PS) e 6 abstenções (2 PSD e PS).

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome