Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Artistas da Rotunda dos Pastorinhos contestam requalificação

O arquiteto e escultor da rotunda dos três pastorinhos em Fátima, vulgarmente conhecida como Rotunda Sul, foram à reunião de câmara de 4 de novembro, sexta-feira, contestar a forma como a Câmara Municipal de Ourém levou a cabo aquela requalificação. Segundo alegam, não foram respeitadas os elementos simbólicos e as características que, em 1996, eram exigidas e que levou a equipa a ganhar a obra. Lembraram ainda o código dos direitos de autor.

Fátima tem duas grandes rotundas que marcam os pontos cardeais da cidade. A primeira, conhecida como Rotunda Norte, à saída/entrada da A1, tem um monumento ao peregrino. A segunda, a Rotunda Sul, obteve há 20 anos um monumento aos três pastorinhos de Fátima, com as crianças subindo como que por um caminho estreito até ao topo de um monte, seguidos pelo rebanho. No cimo há um tubo alto, ao lado um lago com uma cascata, em memória de uma lagoa que existiria no local nos inícios do século XX e onde os rebanhos iam beber água.

Arquiteto leu o código dos direitos do autor, lembrandoo que os artistas também têm uma palavra a dizer sobre a requalificação da rotunda sul. FOTO: mediotejo.net
Arquiteto leu o código dos direitos do autor, lembrandoo que os artistas também têm uma palavra a dizer sobre a requalificação da rotunda sul. FOTO: mediotejo.net

A Rotunda Sul, em particular devido ao simbolismo cénico, é frequentemente ponto de encontro da multidão aquando vitórias em jogos de futebol. Em maio/junho deste ano ambas as rotundas foram alvo de uma limpeza, requalificação e embelezamento com flores e pequenas árvores, num investimento que a Câmara Municipal divulgou ter sido de 133 mil euros. Na época a oposição PSD-CDS foi apanhada de surpresa com a obra, tendo inclusive questionado o valor, dada a dimensão dos trabalhos.

Na reunião camarária de 4 de novembro foi a vez do arquiteto e do escultor do monumento da Rotunda Sul pedirem esclarecimentos sobre a ação de requalificação, uma vez que, alegaram, a obra deturpou e apagou os elementos simbólicos do trabalho artístico aí desenvolvido. A palavra coube ao arquiteto, Francisco Marques, que explicou que o monumento foi construído obedecendo a algumas características chave, respeitante à história de Fátima e à paisagística envolvente.

“Não é uma escultura que se enquadre no centro de um jardim”, defendeu o arquiteto, referindo que o ajardinamento escondeu vários elementos simbólicos, as árvores plantadas, com o tempo, vão tapar as esculturas, perdendo assim a obra as características singulares que possuía. Além disso, salientou, a pequena cascata que ali se encontra, e que há muito deixou de funcionar, que pretendia lembrar a antiga lagoa onde os rebanhos dos pastores iriam beber água, permanece sem manutenção.

Os artistas pediram assim ao executivo que o embelezamento do local fosse repensado, atendendo ao conceito definido em 1996 e em conjugação com os seus criadores. Francisco Marques leu inclusive para a vereação o código dos direitos de autor, lamentando que ele e Fernando Marques, o escultor, não tenham sido consultados devidamente durante este processo.

O presidente da Câmara, Paulo Fonseca, recordou uma reunião com o arquiteto e escultor, referindo que algumas das sugestões foram atendidas. Já o vice-presidente, Nazareno do Carmo, explicou que a estrutura de lago e cascata não foi impermeabilizada, razão pela qual deixou de funcionar. Neste momento, explicou, está a equacionar-se voltar a colocar água no local, mas terão que ser levadas a cabo obras de impermeabilização. Mencionou assim uma reunião para breve com ambos os artistas.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome