Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Maio 9, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Antiga escola de Lombo D’Égua vai ser transformada em espaço cultural

O Município de Ourém aprovou uma proposta de protocolo de colaboração com a Freguesia de Fátima que visa a adjudicação de um projeto de requalificação da antiga Escola de Lombo D’Égua – Fátima, com o objetivo de adaptar o imóvel para instalação de uma biblioteca e de uma sala de exposições culturais.

- Publicidade -

A deliberação foi assumida na reunião de Câmara de 18 de novembro e prevê um apoio financeiro da Câmara Municipal até ao montante de 13.530€.

A antiga Escola de Lombo D’Égua é propriedade do Município de Ourém, estando atualmente cedida à utilização da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima, mas perspetivando-se a sua cedência à Freguesia de Fátima a Junta de Freguesia elaborou uma candidatura a fundos comunitários para reabilitação do imóvel.

- Publicidade -

A reabilitação pretendida defende a adaptação do espaço para funcionamento de uma biblioteca e a criação de uma sala de exposições de âmbito cultural que sirvam a população da Freguesia de Fátima. Caso a candidatura efetuada pela Junta de Freguesia seja aprovada e tendo em conta que as receitas próprias e as verbas provenientes do Orçamento de Estado afetas às freguesias são insuficientes para a prossecução das suas atribuições, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o apoio financeiro para a elaboração do referido projeto de requalificação.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome