Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Alburitel pede obras, saneamento, centro cultural e recuperação da Anta da Azurraga

O executivo PSD-CDS de Ourém começou na segunda-feira, 8 de outubro, um conjunto de visitas às 13 freguesias do concelho, que vão decorrer no próximo ano, terminando ao final do dia com encontros com a população. A primeira freguesia visitada foi a de Alburitel, dando o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, a conhecer aos moradores os projetos que estão a ser finalizados para esta autarquia. O encontro foi tranquilo, deixando a população alguns apelos no que toca a obras, sobretudo ao nível de recuperação de estradas.

- Publicidade -

Luís Albuquerque apresentou à população os projetos da envolvente da antiga escola de Toucinhos e dos arranjos exteriores da junta de freguesia, fazendo ainda um ponto de situação sobre a requalificação do Centro de Saúde de Alburitel, para o qual falta ainda a aprovação final da Administração Regional de Saúde. Há obras previstas para recuperação de estradas, nomeadamente do caso do beco da Portela. Ao todo, concluiu, existem 600 mil euros previstos em investimento para Alburitel.

O encontro com a população finalizou um dia de visita à freguesia, onde o executivo percorreu a pé boa parte da estrada nacional 113, adiantou o autarca, via que precisa de obras mas que se encontra a ser negociada a sua transferência das Infraestruturas de Portugal (IP). Sobre este tema, levantado por um dos populares, Luís Albuquerque adiantou que havia já uma proposta de transferência da estrada para o município, mas o atual executivo entendeu que o valor que iram receber pela estrada era muito baixo face aos seus problemas, pelo que se mantêm as negociações.

- Publicidade -

A necessidade de intervenção em várias ruas, como o beco da Portela, rua da Carvoeira, entre outras, foi mencionada por alguns populares, assim como obras de saneamento. Foi ainda apontado os problemas com excesso de ruído no Centro Escolar Ourém Nascente, nomeadamente no refeitório, situação que, segundo o presidente, só poderá ser resolvida no próximo verão.

Um popular levantou a situação da Anta da Azurraga, espaço de cariz arqueológico que poderia ser recuperado pelo município. Outro morador propôs a criação de um centro cultural em Alburitel, oferecendo inclusive uma velha habitação para troca.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome