Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Agroal pronto para o Verão inaugurou passadiço e hasteou Bandeira Azul (c/vídeos e áudio)

No Dia do Município, 20 de junho, a Câmara de Ourém inaugurou a obra do Passadiço do Agroal, apresentando assim este novo equipamento que pretende ligar o Parque Natureza, onde existe estacionamento, à praia fluvial, através da valorização da paisagem e do próprio curso do rio Nabão. Na mesma altura foi hasteada a Bandeira Azul e o presidente anunciou um conjunto de intervenções que alargaram o espaço de ocupação da praia.

- Publicidade -

A partir do próximo fim de semana, a 27 de junho, inicia-se a época balnear, com limitação de entradas devido à crise sanitária e nadadores salvadores. O número de pessoas em permanência não deverá ultrapassar as duas centenas. 

A esperada obra do Passadiço do Agroal, que intervencionou e valorizou a margem ribeirinha do Agroal, foi inaugurada no passado domingo. O trajeto de 780 metros custou 176.999 euros, com financiamento de fundos comunitários, e é mais um ponto de atração numa praia fluvial, conhecida pelas características terapêuticas da água da nascente, que tem recebido sucessivas obras de requalificação e valorização nos últimos 15 anos. 

- Publicidade -

Passadiço revelou uma paisagem e um rio escondidos Foto: mediotejo.net

Após o corte da fita junto ao Parque Natureza, onde se situa um parque de estacionamento subutilizado (as pessoas preferem estacionar na beira da estrada e mais próximo da nascente), as entidades oficiais e curiosos percorreram os 780 metros até à entrada da zona de praia. A intervenção limpou o mato junto ao rio, revelando todo o património natural que estava “escondido” e que agora oferece novas zonas de recreio a serem potenciadas.

Após o descerramento da placa, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Isabel Damasceno, considerou ser este mais um momento marcante na “transformação” do Agroal. A responsável lembrou as condições precários do Agroal antigo, que se via que “tinha potencial”, mas necessitou de todo um conjunto de intervenções para chegar às atuais condições.

O passadiço construído vai ao encontro da moda do regresso à natureza e do bem estar, admitiu, mas que ganhou nova dimensão com a crise pandémica e que se espera que possa continuar, constatou.  

Já o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, agradeceu a todos os que acreditaram nos projetos do seu executivo. A obra do passadiço encontrou um programa de financiamento já a decorrer, lembrou, tendo sido ainda assim acolhido pela CCDR. Agradeceria também o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas ao longo do processo, uma vez que passou por estas entidades a aprovação do mesmo.

“Este é um projeto que se integra no que queremos para a praia do Agroal”, frisou, destacando as suas características singulares e que saem valorizadas com o novo passadiço. “Vem também complementar a oferta de estacionamento”, constatou, uma vez que o passadiço conduz ao parque de estacionamento, com capacidade para 100 viaturas, que não era utilizado porque estava longe e implicava um percurso na beira da estrada (sem passeios). 

“Temos vindo a investir ano após ano na praia”, referiu, lembrando que a Bandeira Azul é hasteada pelo quinto ano consecutivo, mas também a Bandeira de Qualidade Ouro, que sinaliza a qualidade da água. Salientou ainda a grande utilização da praia, cada vez mais conhecida, sendo que em 2020 passaram pela praia 100 mil pessoas (contabilizadas devido às limitações de acesso devido à pandemia). “Queremos continuar a investir porque este lugar merece”, concluiu. 

Declarações de Luís Albuquerque sobre época balnear 2021

Seguiu-se o hastear da Bandeira Azul, momento após o qual a comitiva foi visitar a praia fluvial, que este ano recebeu novas obras de ampliação e reabilitação. Segundo adiantou Luís Albuquerque à comunicação social, este ano os deques foram substituídos, uma vez que já se encontravam em “muito mau estado”. O município colocou também chapéus, que ficam disponíveis gratuitamente. A relva foi retirada e substituída por areia, de mais fácil manutenção, sendo também ampliada a praia (mais 2/3 mil metros de areia colocados).

VIDEO: INTERVENÇÃO DE LUIS ALBUQUERQUE, PRESIDENTE CM OURÉM:

O acesso à praia em época balnear, que foi antecipado de 1 de julho para 27 de junho dada a afluência ao local, vai realizar-se como em 2020: mediante controlo de entradas e pulseira, com uma lotação estimada de cerca de 200 lugares (as crianças não contam para a contabilização). O facto de se ter aumentado o areal poderá permitir a entrada a mais pessoas, mas o presidente não soube adiantar em quanto.

Bandeira Azul foi hasteada pelo 5º ano consecutivo, assim como a Bandeira Qualidade Ouro Foto: mediotejo.net

Há ainda uma nova empresa a alugar a cafetaria que vai promover desportos náuticos no rio, oferta que não existia.

Sobre a utilização do rio por veraneantes na zona não controlada, incluindo agora o espaço colocada a descoberto pelo passadiço, o presidente apelou à “responsabilidade” e “consciência”, uma vez que o município não vai impedir nem intervir muito além da área reabilitada junto à nascente.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome