Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém: A Via Sacra de António Gonçalves (c/vídeo)

Olhos claros e barba escura, cabeleira farta, António Gonçalves personifica há 18 anos a figura de Jesus de Nazaré na Via Sacra de Ourém. O comerciante de móveis de 54 anos por várias ocasiões falou em desistir – o percurso de três quilómetros é também ele uma via sacra para o ator – mas continua a comparecer e a encarnar, ano após ano, a paixão de Cristo na sexta-feira santa, este ano a 25 de março. Refere que é preciso ter fé e acreditar, e um pouco de “coragem”, mas que é o realismo da vila medieval que confere características únicas à Via Sacra de Ourém.

- Publicidade -

foto mediotejo.net
foto mediotejo.net

São cerca de uma centena os figurantes e atores que compõem a encenação teatral da Via Sacra, desde a Igreja da vila medieval de Ourém até ao Castelo, frente à estátua do Santo Condestável, D. Nuno de Álvares Pereira. A recriação pascal começou a ser encenada em 1999 e tem-se mantido, ganhando dimensão graças ao ambiente pitoresco, mas também devido aos figurinos realistas e às interpretações bem conseguidas de vários dos seus elementos.

- Publicidade -

Homem de poucas palavras, António Gonçalves foi-se tornando ao longo dos anos o “Tó Cristo”, figura já indissociável da personagem que interpreta todos os anos na Semana Santa. A cruz que carrega durante cerca de três quilómetros não é muito pesada, mas já no fim do percurso o ator/comerciante cambaleia, não dando para perceber se é atuação ou mesmo cansaço. Saído da cruz, afasta-se da multidão e vai aquecer-se um pouco nos “bastidores” (improvisados no interior do Castelo), fazendo algum relaxamento, recuperando – mais uma vez! – da longo “calvário” até à “crucificação”.

O ator que interpretou "Judas" encantou a audiência, com uma representação sentida da crise moral do seu personagem. foto mediotejo.net
O ator que interpretou “Judas” encantou a audiência, com uma representação sentida da crise moral do seu personagem. foto mediotejo.net

António Gonçalves encara a sua personificação de Cristo como um ato de fé. Procura assim “dar um testemunho daquilo que foi de facto a morte e a crucificação de Cristo”. É, por tal, “preciso ter fé e acreditar”, até porque toda a encenação acaba por tornar-se difícil. “São três a quatro quilómetros”, explica, “a cruz não é muito pesada, mas depois com as quedas…no final já se torna um bocadinho pesado”.

Para o comerciante de móveis e também deputado municipal, o que distingue a Via Sacra de Ourém é mesmo o local onde é realizada. O teatro começa junto à Igreja Matriz, com “Cristo” a chegar de burro e a ser recebido em euforia. Seguem-se as restantes passagens bíblicas, desde a última ceia à prisão no monte das oliveiras, com António a carregar uma cruz monte acima, num terreno de calçada em declive, até chegar ao pátio do Castelo.

A viagem é dotada de uma paisagem sobre a vila e os campos do concelho, com o encerramento apoteótico junto às ruínas dos Paços do Conde. “É a característica do sítio, todo o envolvimento, da casa, das pedras, da calçada, da igreja, do castelo, acho que está mais enquadrada em relação a outras via sacras”, comentou a respeito António Gonçalves, elogiando também o trabalho dos colegas,

Este ano com alguns problemas de som e momentos imprevistos na encenação, a Via Sacra juntou uma multidão de curiosos na vila medieval. A Semana Santa em Ourém é uma organização conjunta entre o Município de Ourém, OurémViva, Paróquia e Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Sociedade Filarmónica Ouriense, Pousada Conde de Ourém, Agrupamento de Escuteiros das Misericórdias e Bombeiros Voluntários de Ourém.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome