Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sexta-feira, Julho 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

CRÓNICA: Massimo Esposito – 20 anos dedicados ao ensino privado de pintura na região

Após um primeiro momento em que procurei enquadrar a perspetiva teórica subjacente ao trabalho regional que procuramos desenvolver na Médio Tejo Criativo, seguimos em direção ao verdadeiro objetivo subjacente à minha participação na edição do mediotejo.net e que passa pela divulgação dos trabalhos, projetos e atividades desenvolvidos pelos artistas, criativos, associações e outras entidades dedicados/ residentes à/ na sub-região NUTIII – Médio Tejo e para a região.

- Publicidade -

Mas também das suas estruturas criativas. Longo seja o caminho…

No passado dia 02.outubro foi inaugurada na Biblioteca Municipal de Abrantes, a exposição antológica dos alunos de Massimo Esposito. A referida exposição, patente até ao dia 30.outubro, reúne trabalhos relativos aos 20 anos em que o “Atelier do Massimo” está ativo em Abrantes. Período durante o qual cerca de 400 pessoas: homens, mulheres e crianças de todas as idades e estratos sociais tiveram a oportunidade de se dedicaram à pintura. Tiveram a possibilidade de aprenderem as noções básicas de desenho e pintura, assim como as mais variadas técnicas, experimentando e dando asas, forma e cor aos seus sonhos.

- Publicidade -

Há 20 anos atrás, este projeto inicialmente implementado pela Associação Palha de Abrantes, inaugurou em Abrantes, o ensino privado da pintura. Dezenas de trabalhos, exposições, concursos, dias de ar livre e outros eventos se lhe seguiram. Diversas colaborações com outros municípios e outras entidades, fizeram do Atelier do Massimo, uma realidade na região.

Mas quem é Massimo Esposito?

Oriundo de Ferrara, na Itália, Massimo Esposito é filho e neto de artistas. Após a sua formação artística no Liceu Artístico de Ravenna, “Obteve o diploma de magistério em arte publicitária no Instituto de Arte de Urbino, em 1977. Fez cursos na Academia de Belas Artes, de Ravenna, de fotografia e cerâmica, no curso de formação profissional” (in http://www.pittoreitaliano.com/). Após várias deambulações em que procurou aperfeiçoar a técnica e recolher um portfolio de imagens, estabeleceu-se em Portugal.

Enquanto artista tem-se dedicado à exploração de diversas técnicas (azulejo, pintura a óleo, desenho anatómico, sépia aguarelada e ponta de aparo, litografia), e materiais (inclusive a pintura com vinho, azeite e em cortiça). Conta no seu Currículo com a participação num sem número de exposições individuais como coletivas.

Em 1995, chegou à cidade de Abrantes. Posteriormente fundou o Laboratório de Ensino de Desenho e Pintura “Il pittore italiano, Lda.” onde ensina desenho e pintura. Atualmente lecciona em Constância, Abrantes, Entroncamento e Santarém.

A exposição antológica dos alunos de Massimo Esposito está patente, até ao dia 30.outubro, no segundo andar do edifício da Biblioteca António Botto, em Abrantes.

 Foto: Massimo Esposito e alunos do Atelier, no decurso da Inauguração da Exposição antológica dos alunos.

 Contactos:

www.facebook.com/esposito57
massimoesposito57@gmail.com
Tm. +351 916 080 670

Presidente da Associação Médio Tejo Criativo, Sónia Maria de Matos Pedro é licenciada em Antropologia - Ramo Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências e Tecnologia e Mestre em Cidades e Culturas Urbanas pela Faculdade de Economia também da Universidade de Coimbra. Já trabalhou em diversos projetos empresariais. Segundo diz a própria, "ideias e projetos para o futuro é que não faltam".

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here