Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Octávio Vicente participa no Campeonato Nacional de Triatlo Longo

Octávio Vicente, tri-atleta de Tramagal, vai participar no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo a realizar em Vilamoura, Algarve, no próximo domingo, 29 de novembro de 2015.

- Publicidade -

A última prova do ano, marcada para Vilamoura, será, certamente, uma das mais disputadas da época. Desta forma, será o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo que encerrará o calendário competitivo Nacional de 2015, numa prova organizada pela Câmara Municipal de Loulé e pela Federação de Triatlo de Portugal.

Nesta prova conta-se com a presença dos atletas que obtiveram ao longo do ano de 2015, resultados de relevo na modalidade, não só em provas nacionais como internacionais. Dos nomes esperados destacamos Bruno Pais (Vice-Campeão Europeu da modalidade em 2014), Pedro Palma, Miguel Furtado, Vanessa Pereira e Filipa Oliveira em provas do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo. Sérgio Marques que alcançou o 3º lugar no Campeonato da Europa de Longa Distância. José Estrangeiro assumiu-se como um dos melhores triatletas de longa distância no panorama nacional e internacional com as vitórias em Guadalajara e no Ironman Pure Triathlon.

- Publicidade -

natacao
Não sendo a sua especialidade, Octávio Vicente, está melhor no segmento de natação.

Os segmentos da prova algarvia dividem-se em natação, ciclismo e corrida, tendo a prova de natação a distância de 1900 metros (2 voltas de 950 metros) nadados no mar, o segmento de ciclismo terá 87,9 quilómetros (3 voltas a um percurso condicionado de 29,3 quilómetros) em estrada e a prova de corrida terá a distância de 21,1 quilómetros (4 voltas a um circuito fechado de 5,27 quilómetros).

Mesmo com a qualidade dos possíveis adversários e da dureza da prova, Octávio Vicente atleta do concelho de Abrantes, vai com expectativas altas “vista a start list aponto para o top15, mas se conseguir o top10, que não é impossível, é excelente atendendo à qualidade dos restantes participantes”.

alimentação
Alimentação é um dos fatores importantes no treino do atleta.

Dos três segmentos, Octávio Vicente, sente-se mais confortável na bicicleta do que nos restantes, “o percurso de bicicleta é do tipo contra-relógio, ou seja, não podemos andar na roda de ninguém, temos que ter pelo menos 15 metros de afastamento dos outros corredores, salvo nas ultrapassagens e é um percurso de sobe e desce, é exigente o que é bom para mim, porque estamos por nossa conta, não podemos andar à boleia de ninguém. O não ser plano joga a meu favor, como não tenho uma bicicleta pura de contra-relógio, com todos os requintes que a prova de contra-relógio exige de uma máquina, vou levar uma adaptada. Embora seja o meu ponto forte, tenho que dar um pouco mais de mim, mas não posso esquecer que a seguir tenho que correr 21 quilómetros”, referiu o atleta tramagalense.

Treino de reforço muscular
Treino de reforço muscular

Quanto à prova de corrida Octávio também vai optimista, “o percurso é plano, o que para mim é melhor, dou-me muito melhor em percursos planos, até nos X-Terra dou-me muito melhor nesse tipo de percursos e o ser 21 quilómetros julgo ser bom para mim, porque me preparei muito bem para percursos longos. Antigamente fazia o ciclismo a fundo porque sentia que era ali que tinha que apostar forte e quando chegava à corrida rebentava, e agora sinto que isso não vai acontecer. Vou ganhar muitas posições no ciclismo e na corrida terei uma palavra a dizer.”

A natação é que ainda é uma incógnita para o tri-atleta do concelho de Abrantes, “a natação é no mar, só por si é o meu ponto mais fraco, mas sendo no mar e não sabendo quais vão ser as condições do mar e do vento é uma incógnita. No entanto sinto que os treinos na água estão a dar os seus frutos, posso não estar mais rápido, posso não fazer um tempo fantástico, mas quando chegar à bicicleta já não vou demorar tanto tempo a entrar no ritmo, sinto-me mais confortável para a transição, pois o impacto dos primeiros quilómetros na bicicleta é muito menor. Vou pegar na bike mais tranquilo”.

clinipe2
Tratamentos laser para melhor a hidratação da pele de pés e mãos.

Para a participação neste Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo, o pior foram mesmo os reduzidos apoios. A inscrição a rondar os cem euros, o transporte e o alojamento, são tudo despesas que terá que ser Octávio Vicente a suportar, e inclusivamente não irá fazer o reconhecimento do percurso na véspera (conhece-os do que viu na internet), porque isso implicaria ir mais cedo e faltar ao trabalho. “Conto com os patrocínios e apoios que tenho a título individual, o Município de Abrantes que me deixa utilizar a piscina e a pista de atletismo para a minha preparação e depois tenho dois apoios imprescindíveis para a minha recuperação, a Clinipe onde faço tratamento de laser e parafina para manter pés e mãos hidratados e a Opencel que é onde faço as sessões de Pressoterapia, que é uma terapia baseada na compressão mecânica, em que movem o fluxo venoso e linfático dos tornozelos até à parte superior das costas, para aumentar a circulação do sangue”, referiu Octávio Vicente.

presso
Octávio Vicente numa sessão de Pressoterapia

A prova está marcada para domingo e tem inicio agendado para as 9 horas da manhã.

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here