Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Obras distinguidas no Prémio Literário do Médio Tejo apresentadas na Feira do Livro de Lisboa

Duas das três obras distinguidas na 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo vão ser lançadas este sábado, 4 de setembro, na Feira do Livro de Lisboa, a maior montra do que se faz de novo na literatura nacional.

- Publicidade -

Os livros “A esquina do tempo”, de Jorge M. Fazenda, vencedor na categoria de Romance, e “nos intervalos de ti”, de Sónia Chainho, vencedora na categoria de Poesia, serão apresentados pela editora Patrícia Fonseca no Auditório Poente, às 13:00 e 14:00, respetivamente.

Sónia Chainho venceu a 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo, na categoria Poesia. Créditos: Luís Ribeiro

- Publicidade -

Sobre a obra de Sónia Chainho, escreveu António Matias Coelho, na deliberação do júri do Prémio Literário do Médio Tejo: “Por esta dúzia de poemas perpassam a Liberdade, o Amor e a Esperança. Mais do que um discurso predominantemente feminino, é um olhar muito humano sobre a essência da vida, numa poesia cristalina, melodiosa, que nos enleva e nos encanta. E, embalando-nos no sonho, alimentado por muito sugestivas imagens, nos deixa um sentimento de felicidade e de gratidão pelo milagre da nossa viagem pelo mundo.” 

“A esquina do tempo” revela, na opinião de Margarida Teodora Trindade, diretora da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, e também membro do júri do Prémio Literário do Médio Tejo, uma “escrita elegante, limpa e séria”. É o terceiro romance que Jorge M. Fazenda assina, e tem por cenário Alcântara, o bairro onde cresceu, e um Portugal pré e pós-revolução, com todos os sonhos (e desilusões) da vida em ditadura e, depois, em liberdade.

Jorge M. Fazenda venceu a 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo, na categoria de Romance. Créditos: Luís Ribeiro

Para Margarida Trindade, Jorge M. Fazenda “recorre aos cambiantes estilísticos necessários para nos apresentar, em duas épocas distintas, e em narrativas paralelas – que se completam – cenários e personagens, traição, urgência e justiça. Ingredientes distintos que se demarcam da banalidade, ao mesmo tempo que conferem ao enredo uma simplicidade e uma densidade que nos desarmam e nos agarram, logo a partir da primeira página. Assente numa escrita elegante, limpa e séria, mas com notas de um humor subtil e até um certo tom divertido que, a espaços, rompe com a gravidade da narrativa, este é um romance vertido da memória e do valor da amizade, pilares desta história.
”

“A esquina do tempo”, conclui, reporta-nos para um passado recente que não deixa de ter a atualidade necessária para nos seduzir e com ele fazermos parte de um desenlace desejado”.

A obra distinguida na categoria de não-ficção na 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo, “50 anos do Liceu de Abrantes”, de José Martinho Gaspar e Joaquim Candeias da Silva, será publicada em novembro, data de aniversário do antigo Liceu, numa edição em parceria com o Município de Abrantes.

Na Feira do Livro de Lisboa serão ainda apresentadas mais três obras da Médio Tejo Edições, com a chancela nacional desta editora, a Origami Livros. No domingo, 5 de setembro, serão celebrados os 25 anos de carreira literária de Nuno Garcia Lopes, com o livro “O repto de Europa”, lançado em Tomar no passado mês de novembro, às 11:00, no Auditório Sul.

Às 12:00, no mesmo local, é lançado o livro “Novas singularidades de uma mulher de 40”, de Elsa Ribeiro Gonçalves – a muito aguardada sequela de “Singularidades de uma mulher de 40”, lançado em 2018 pela mesma editora, e que rapidamente se tornou num best-seller. 

Na quinta-feira, 9 de setembro, é lançado o livro “Contos daqui e dali”, 10º livro de José Martinho Gaspar, às 20:00, no Auditório Nascente, e que conta com ilustrações de crianças da Escola do Ócio, da Associação Cultural Palha de Abrantes.

Todos os livros da Médio Tejo Edições e Origami Livros podem ser encontrados no Espaço dos Pequenos Editores (pavilhão C01), logo à entrada da Feira, junto ao Marquês de Pombal. Os títulos já publicados em anos anteriores estão aí à venda com descontos entre os 25 e os 50%, até ao dia 12 de setembro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome