Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Maio 11, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Obras distinguidas com Prémio Literário Médio Tejo apresentadas em Constância

As obras de poesia distinguidas com o Prémio Literário do Médio Tejo 2018 vão ser apresentadas na Casa-Memória de Camões, em Constância, esta quinta-feira, às 17:30, numa sessão que contará com música do Duo Outrora.

- Publicidade -

As obras “O homem que tirava retratos”, de Martinho Branco (vencedor), e “arremedilho aos homens minúsculos”, de Nuno Garcia Lopes (menção honrosa), vão ser apresentadas por António Matias Coelho, presidente da Associação Casa-Memória de Camões e membro do júri deste Prémio Literário desde a primeira edição, afirma uma nota da Médio Tejo Edições.

Natural de Riachos, em Torres Novas, Martinho Branco reside no Entroncamento, é professor na Escola EB1 de Azinhaga, na Golegã, e faz parte do movimento internacional Poetrix desde 2001. Apesar de ter obra publicada de forma dispersa, este é o seu primeiro livro em nome individual.

- Publicidade -

Nuno Garcia Lopes, de Linhaceira, Tomar, foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de Poesia nas duas edições já realizadas do Prémio Literário do Médio Tejo (2017 e 2018), pelo que a editora entendeu, “também por isso”, publicar, tal como acontece com os primeiros classificados, o seu “arremedilho aos homens minúsculos”.

Em 2018, além de Martinho Branco e Nuno Garcia Lopes, na Poesia, foram distinguidas as obras de Não-Ficção “A Árvore Cantante”, de Paulo Alves (vencedor), e “Os carvoeiros do Pego”, de Joaquim Santos (menção honrosa). O júri entendeu não atribuir, em 2018, o prémio de Romance, afirma a nota.

As candidaturas para a 3.ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo abriram no início de maio e decorrem até ao próximo dia 28, sendo que os vencedores recebem 500 euros e veem a sua obra publicada e divulgada a nível nacional.

A Médio Tejo Edições, proprietária do mediotejo.net, jornal digital regional fundado em 2015, é vocacionada para a publicação de obras relacionadas com a história e a cultura do Médio Tejo, apostando também na revelação e promoção de talentos da região, sublinha a nota.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome