Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“O Parlamento Jovem promete-nos um bom futuro”, por Duarte Marques

Porque que a Assembleia da República é a casa da democracia, compete-lhe também promover o exercício da participação democrática e aproximar os cidadãos do sistema político, estimular o seu exercício de cidadania, sempre com o objectivo de renovar a própria democracia tornado-a mais forte e mais eficiente.

- Publicidade -

O “Parlamento Jovem” é um dos instrumentos, programas, de maior sucesso e longevidade que a Assembleia da República promove junto dos mais jovens, sempre  com o objectivo de promover a sua participação democrática.

Muitas escolas do distrito de Santarém, e sobretudo do Médio Tejo, têm tido uma participação muito activa e vencedora nas edições anteriores. Este ano não será excepção e há já equipas bem preparadas para voltar a representar com toda a qualidade a nossa região na final nacional.

- Publicidade -

Nestas duas últimas semanas tive a oportunidade, e o privilégio, de participar em algumas destas sessões, designadamente em Abrantes (no antigo liceu), em Alcanena  e em Ourém no Agrupamento de Escolas Conde de Ourém. Na próxima semana estarei também numa outra escola em Torres Novas.

Os temas deste ano são as “assimetrias regionais -interior vs litoral”, no caso do ensino secundário, e a “xenofobia, racismo e descriminação” no caso dos alunos do básico.

O debate tem sido intenso e as propostas bastante curiosas. Algumas mais de esquerda, outras mais de direita, as soluções dos mais jovens são criativas, umas mais outras menos, mas revelam sobretudo honestidade, vontade de resolver e conhecimento dos problemas reais.

Escrevo sobre este tema não para vos dar conta das minhas viagens pelo distrito, mas para exprimir a minha satisfação com a qualidade e empenho que os jovens participantes têm revelado. Em todas elas encontrei estudantes excepcionais, professores empenhados, directores preocupados  com participação cívica dos estudantes, mas encontrei sobretudo uma democracia em renovação. A avaliar pela qualidade dos participantes, acredito sinceramente que o futuro do nosso distrito, em termos de participação política está assegurado.

A democracia renova-se todos os dias, acredito que quanto maior for a participação política, maior será a qualidade do exercício de responsabilidades dos decisores políticos. No poder, como na oposição, o exercício responsável da cidadania só pode melhorar os resultados a atingir, a consequentemente proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos portugueses. É nisso que acredito.

Uma palavra final de agradecimento e admiração para os professores e professoras que se dedicam a apoiar estes estudantes, pelo seu espírito de missão e notável empenho.

Duarte Marques, 39 anos, é natural de Mação. Fez o liceu em Castelo Branco e tirou Relações Internacionais no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com especialização em Estratégia Internacional de Empresa. É fellow do German Marshall Fund desde 2013. Trabalhou com Nuno Morais Sarmento no Governo de Durão Barroso ao longo de dois anos. Esteve seis anos em Bruxelas na chefia do gabinete português do PPE no Parlamento Europeu, onde trabalhou com Vasco Graça Moura, José Silva Peneda, João de Deus Pinheiro, Assunção Esteves, Graça Carvalho, Carlos Coelho, Paulo Rangel, entre outros.
Foi Presidente da JSD e deputado na última legislatura, onde desempenhou as funções Vice Coordenador do PSD na Comissão de Educação, Ciência e Cultura e integrou a Comissão de Inquérito ao caso BES, a Comissão de Assuntos Europeus e a Comissão de Negócios Estrangeiros e Cooperação. O Deputado Duarte Marques, eleito nas listas do PSD pelo círculo de Santarém, foi eleito em janeiro de 2016 um dos novos representantes portugueses na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, com sede em Estrasburgo. É ainda membro da Assembleia Municipal de Mação.
Sócio de uma empresa de criatividade e publicidade com sede em Lisboa, é também administrador do Instituto Francisco Sá Carneiro, director Adjunto da Universidade de Verão do PSD, cronista do Expresso online, do Médio Tejo digital e membro do painel permanente do programa Frente a Frente da SIC Notícias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here