Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Os melhores produtos e produtores mostram-se até domingo em Vila de Rei (c/vídeo)

A XXVII Feira de Enchidos, Queijo e Mel de Vila de Rei, evento que abriu as suas portas na tarde de 30 de julho, recebeu milhares de pessoas nos dois primeiros dias de um certame que se prolonga até domingo, dia 7 de agosto. O mediotejo.net marcou presença e foi conhecer os rostos de quem está por detrás dos melhores enchidos, queijo e mel que se produzem em Vila de Rei.

- Publicidade -

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Vila de Rei, contou na cerimónia de inauguração com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel, e de Ricardo Aires, presidente do Município Vilarregense, que, após a receção oficial no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, realizaram uma visita aos cerca de 120 expositores de um evento que se caracteriza pela excelência dos produtos dos produtos endógenos.

Na sessão realizada no Salão Nobre, o presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, Paulo Brito, disse que os municípios do interior precisam de uma “revolução” no sentido de fixarem pessoas e captarem investimento, tendo pedido ao representante do Governo para pensar na possibilidade de “impostos zero” para empresas que invistam e se fixem nestas regiões. O próprio presidente da autarquia, Ricardo Aires, aproveitou a oportunidade para enviar um recado no sentido do “desbloquear de um processo de abertura de uma unidade de cuidados de saúde mental” no concelho, investimento privado em fase adiantada de concretização, tendo oferecido ao governante uma miniatura do marco geodésico instalado no picoto da Melriça, ícone vilarregense  que assinala o Centro de Portugal .

- Publicidade -

O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, que não prometeu nem se comprometeu, lembrou a sua condição de autarca/governante (presidiu à Câmara de Torres Vedras durante 12 anos), e avançou, no entanto, com a informação de uma nova fase de descentralização de competências e respetivos envelopes financeiros ao nível social, nomeadamente na gestão e atribuição de apoios a pessoas carenciadas.

Por outro lado, lembrou o trabalho que está a ser desenvolvido ao nível da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, cujos resultados vão ser apresentados, previsivelmente, até setembro, e destacou que os resultados ao nível autárquico não aparecem por milagres.

“Milagres, só de 100 em 100 anos. O que valoriza, dá identidade e faz crescer as localidades são as pessoas, o melhor que os municípios têm”, disse, antes de partir para a abertura oficial da Feira, percorrendo, uma um, os pavilhões dos cerca de 120 expositores, artesãos, comerciantes e associativistas que ali estão representados até domingo.

“Atreva-se a degustar” é o repto lançado pela autarquia para a Feira de Enchidos, Queijo e Mel, a principal montra dos produtos locais e artesanais deste concelho no coração de Portugal, onde os visitantes poderão saborear os produtos locais e deliciarem-se com a gastronomia da terra nas diversas tasquinhas e esplanadas instaladas no recinto da Feira.

“É o principal evento realizado quer pelo município, quer em território do concelho de Vila de Rei. É aquele que congrega mais pessoas, que tem um sentimento de pertença por parte da população maior e é o momento em que nos mostramos a nós próprios, à região, ao país e ao mundo”, destacou o vice-presidente da autarquia, Paulo César.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome