O melhor ano das nossas vidas. É com este espírito que entro normalmente em cada ano novo, acreditando que ele será, de facto, o melhor ano da minha vida. Tenho, no entanto, a consciência que não basta crer e ter fé, também é preciso que eu faça a minha parte, sabendo que não posso mudar o mundo, mas que terei sempre a oportunidade de mudar o meu mundo.
É com este espírito que volto a entrar em mais um ano novo. E neste ano, com motivos redobrados para dar asas a este sentimento, porque acredito que vamos começar a recuperar parte das nossas vidas e porque começo a vislumbrar a construção de uma alternativa ao requentado “mais do mesmo” a que estamos mal-acostumados há demasiado tempo.
Sou um otimista por natureza, mas considero-me um otimista realista, pelo que estou perfeitamente consciente das dificuldades. Além do mais, nestas duas situações, a maior fatia que influenciará o resultado, está fora da minha área de controlo. Mas apesar de tudo e dos vários fatores aleatórios, acredito mesmo que vamos começar a recuperar parte das nossas vidas, mas a uma velocidade muito mais lenta do que achamos e desejamos. Já em relação à alternativa, ela será muito daquilo que fizermos, mas estará sempre refém da vontade daqueles que vão decidir entre a continuidade e a mudança. Mas, tanto num como noutro caso, o mais importante é construir a certeza de que tudo foi feito para se atingirem os objetivos.
Em relação ao resto, àquilo que controlo e que posso mudar, é fundamental garantir a fiabilidade do diagnóstico, mantendo o que me faz ser diferente para melhor e corrigindo os defeitos e as imperfeições, facto que pode contribuir decisivamente para que este seja, de facto, o melhor ano da minha vida.
Desde que tenha saúde para desfrutar com segurança a companhia da minha família e dos meus amigos, tempo para os meus livros e coragem e sabedoria para enfrentar e ultrapassar os desafios que chegam com o ano novo, 2021 já será muito positivo.
Se souber conservar a minha essência, controlando o que penso para controlar o que faço, sem negligenciar a manutenção do meu autocontrolo e usando a elevação como resposta a tudo o que, expectavelmente, de pior também chegará com o novo ano, ele será ainda mais positivo e dificilmente poderei ser mais exigente.
É com este espírito que entro em 2021, acreditando que ele pode, de facto, ser o melhor ano da minha vida. É com este mesmo espírito que acordarei todos os dias sabendo que a minha atitude poderá fazer a diferença para melhor. E enquanto esta depender de mim, estarei tranquilo, porque o nosso destino estará sempre ligado à nossa vontade de fazer acontecer.
Que seja um bom ano para todos.