Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Nersant Business reúne mais de cem empresários de 17 países

Teve início esta segunda-feira, 19 de outubro, no Hotel dos Templários, em Tomar, o “Nersant Business 2015”, uma reunião internacional de negócios que reúne mais de 100 empresários de 17 países.
Organizado pelo quarto ano consecutivo pela Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, o evento procura promover e estreitar as relações de negócios entre Portugal e países como Alemanha, Angola, Moçambique, Suíça, Brasil, Irão, França, Namíbia, Chile entre outros.
Maria Salomé Rafael, presidente da direção da Nersant, recordou que o “Nersant Business” arrancou há quatro anos com cinco países, tendo sofrido um crescendo em cada edição. A responsável deu as boas-vindas ao Ribatejo e à cidade de Tomar. “Temos tentado consolidar e fazer, a cada ano, melhor para que os nossos visitantes, os empresários de outros países que vêm reunir com empresários portugueses, possam usufruir de um trabalho cada vez mais profícuo.”

Salomé Rafael, presidente da direção da Nersant
Salomé Rafael, presidente da direção da Nersant

A dirigente empresarial caracterizou a região de Santarém,  sublinhando que está numa localização “altamente privilegiada”, tendo uma centralidade enorme e com uma porta direta para a Europa. “A nossa região tem um conjunto de circunstâncias altamente competitivas para podermos exportar, desenvolver parcerias e implementar negócios de chave na mão”, afirmou.
Salomé Rafael frisou que as exportações cresceram, entre 2010 e 2013, cerca de 47%, sendo superior ao restante país. “A média nacional está nos 79,48% e no Ribatejo esta média cresceu para os 80,39%, mesmo no período difícil que atravessámos. Estamos a sair (devagar) de um período de crise – embora, neste momento, exista uma crise política que urge resolver, porque os empresários necessitam de estabilidade”, disse.
- Publicidade -

Esta semana irão acontecer mais de 600 reuniões de negócios na região, na sequência deste encontro internacional
Esta semana irão acontecer mais de 600 reuniões de negócios na região, na sequência deste encontro internacional

O vice-presidente da Câmara de Tomar, Rui Serrano – em substituição da presidente da autarquia, Anabela Freitas, que está em representação do município em Israel – referiu que existem dois elementos no concelho que são diferenciadores: o Instituto Politécnico de Tomar (do ponto de vista da massa crítica e do trabalho que tem vindo a ser feito) e o Património Arquitetónico edificado, como é o caso do Convento de Cristo. Duas sinergias que, segundo disse, fazem uma combinação para que Tomar possa ser uma cidade mais competitiva, mais dinâmica e inovadora. “A Nersant é uma associação que merece de todos o nosso reconhecimento e o facto deste encontro se realizar em Tomar é, para nós, muito importante. Esperamos que sejam realizados bons negócios durante estes três dias.”
O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, abordou a importância deste género de iniciativas empresariais, salientando que a Nersant é uma das associações empresariais com mais força e dinamismo em Portugal. “Sei que estão aqui 17 delegações das mais diferentes origens que vieram à procura de parceiros, de pessoas e empresas com quem desenvolver negócios. Tenho a certeza absoluta que, nesta região em particular, e Portugal em geral, não vos vai desiludir”.
O encontro de negócios “Nersant Business” prolonga-se até 21 de outubro e inclui várias visitas ao concelho de Tomar e outros locais da região, estando marcadas mais de 600 reuniões de negócios.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome