Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Museu Nacional Ferroviário atribui prémio de mérito a melhores alunos da região

O Museu Nacional Ferroviário vai distinguir os melhores alunos do 8.º ano das escolas da região com um Prémio de Mérito que vai ser entregue na sexta-feira numa cerimónia que inclui uma viagem no Comboio Presidencial.

- Publicidade -

Em comunicado, o Museu Nacional Ferroviário (MNF), com sede no Entroncamento, afirma que a entrega dos certificados aos alunos “que deram o seu melhor no ano letivo 2015/2016 para atingir níveis de excelência e se distinguiram pelo seu percurso académico” acontece no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

“Enquadrada na temática da Revolução Industrial, que os estudantes abordam ao longo do ano letivo, a iniciativa visa dar a conhecer a este público o Museu e o património ferroviário, sensibilizando para a necessidade da sua salvaguarda e divulgação. Simultaneamente, procura promover entre os mais jovens o comboio como meio de transporte sustentável, fomentando hábitos de utilização”, afirma a nota.

- Publicidade -

O prémio destina-se ao melhor aluno do 8.º ano de cada estabelecimento de ensino básico dos 13 municípios integrados na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e também do concelho vizinho da Golegã (que integra a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo).

Nesta primeira edição, além de uma visita ao Museu Nacional Ferroviário, onde ficarão também a conhecer a temática da manutenção de equipamento ferroviário, “será oferecida aos vencedores a experiência única de viajar a bordo do Comboio Presidencial Português, composição histórica e peça icónica da coleção do MNF”, entre o Entroncamento e Lisboa, com almoço durante a viagem.

Em Lisboa, “os passageiros terão oportunidade de visitar a estação ferroviária de Santa Apolónia, onde poderão conhecer melhor o seu funcionamento e o dia-a-dia dos profissionais que aí trabalham”.

Os alunos selecionados serão acompanhados na visita ao MNF e na viagem no Comboio Presidencial por um professor ou um assistente operacional designado pelo respetivo estabelecimento de ensino, acrescenta.

A primeira edição do Prémio de Mérito MNF conta com o mecenato exclusivo da Fundação Millennium bcp e com o apoio do Operador Ferroviário e Logístico MEDRAIL, da CP – Comboios de Portugal, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), da Escola Profissional Gustave Eiffel, da Infraestruturas de Portugal e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, afirma a nota.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -