Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mouriscas/Abrantes | Caravana Moura chegou esta sexta-feira ao Festival Mourisco (C/ FOTOS e VÍDEOS)

O Festival Mourisco, proposta ganhadora de Amadeu Bento Lopes no Orçamento Participativo de Abrantes, já começou em Mouriscas, concelho de Abrantes. O evento de recriação histórica nos séculos X e XI, pretende ser “uma viagem única ao mundo medieval de um imaginário mourisco em tempo de reconquista cristã”. Esta sexta-feira à noite aconteceu o primeiro momento de três recriações históricas, com a chegada da Caravana Moura, cruzando-se este povo com os cristãos e trazendo novos usos e costumes que culminam num momento de confraternização.

- Publicidade -

Durante a tarde, a partir das 14h00, houve direito a desfile de abertura com participação dos alunos da EB 1 de Mouriscas, bem como dos participantes deste certame que animaram o centro da freguesia com música e dança de época.

Este sábado, o festival conta com mais um momento de contextualização histórica, pelas 21h30, prevendo-se o ataque às mouras. Nas ruas um pequeno mercado medieval, com produtos variados, desde chás e frutas cristalizadas, até artesanato e brinquedos de madeira.

- Publicidade -

Quanto à distribuição do espaço, terá várias zonas de realização, incluindo a Liça (treino de cavalos) e zona de espetáculos de contextualização, área de jogos e brincadeiras, áreas alimentares/restauração, área de mercadores (barraquinhas e artesãos) e os dois acampamentos, o cristão e o mouro.

O evento é de entrada livre. Para mais informações contactar festivalmourisco@cm-abrantes.pt ou aceder à página de Facebook do evento.

Amanhã, domingo, assinala-se o último dia de Festival Mourisco, uma estreia na freguesia de Mouriscas, conseguida através da proposta ganhadora do 1º Orçamento Participativo de Abrantes (2016), com um orçamento atribuído na ordem dos 80 mil euros.

Na noite de domingo, as duas culturas deverão estar já em harmonia, algo que poderá ser comprovado pelas 21h30, com a recriação feita pelos voluntários desta iniciativa, trajados a rigor.

HORÁRIO:

Sábado das 11h00 à 01h00
Domingo das 11h00 às 22h30

COMO CHEGAR:
Saída 11 da A23
Latitude: 39°30’7.99″N
Longitude: 8° 5’40.34″W
ALUGUER DE TRAJES
Edifício da Junta de Freguesia de Mouriscas

Natália Pinheiro
913 085 054 ou 916 850 393
ajdobidos@gmail.com

Veja aqui algumas imagens do primeiro dia do Festival Mourisco:

Festival Mourisco / Chegada da caravana moura @ Mouriscas, Abrantes

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Vídeo: Chegada da Caravana Moura – 1ª Contextualização histórica

Autarca Maria do Céu Albuquerque @ Festival Mourisco, Mouriscas, Abrantes

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Vídeo: Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, fala sobre o Orçamento Participativo de Abrantes e a sua relevância para a participação dos cidadãos, cativando a exposição de ideias por parte da população para as suas comunidades e região.

 

Fotogaleria:

 

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome