Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Mouriscas | I Festival do Azeite e do Figo dias 24 e 25 de novembro

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), situada na localidade de Mouriscas, recebe a primeira edição do Festival do Azeite e do Figo, um evento que visa debater as culturas do figo e da azeitona e que conta com visitas técnicas e provas de produtos locais durante todo o fim de semana da iniciativa.

- Publicidade -

Durante os dois dias irá também ter lugar uma mostra de produtores locais que irão expor produtos como o figo, licores, mel e doçaria, entre outros, para além das palestras e visitas técnicas que a organização promove, pretendendo lançar as bases para a promoção de dois produtos que têm “marca” Mouriscas.

Vários momentos de animação e uma caminhada pela freguesia de Mouriscas com visita à oliveira do Mouchão, a mais antiga do País, são outras propostas que constam do programa do evento, promovido pela Associação de Melhoramentos de Mouriscas.

- Publicidade -

I Festival do Azeite e do Figo decorre em Mouriscas nos dias 24 e 25 de novembro. Foto: DR

Segundo os organizadores, Mouriscas sempre teve uma ligação forte às culturas da figueira e oliveira e, por isso, ao figo e ao azeite. É dessa tradição que surgiu a ideia de lançar um evento que permita desenvolver essas temáticas rurais numa aldeia que continua a ter nestas culturas, principalmente na oliveira, uma das suas bases económicas”.

Para além das palestras e visitas técnicas, haverá provas de produtos locais, animação, uma caminhada pela freguesia com visita à oliveira do Mouchão, a mais antiga do País, e uma mostra de produtores locais (figo, licores, mel, doçaria e outras atividades) onde não faltam as “famosas” Passas Fritas.

Azeite e o figo são dois produtos e uma ‘marca’ que Mouriscas quer potenciar. Foto: DR

As inscrições nas palestras, almoços e visitas devem ser feitas através do email: am.mouriscas@gmail.com ou pelo telefone 967 645 346, até dia 22 de novembro.

PROGRAMA

Sábado – Dia 24 de Novembro

10h00 Abertura (JFM AMM EPDRA)
10h30 Palestra: História das Mouriscas – Lagares / Olival / Figo – Josué Valente
11h00 Palestra: Olival – variedades – Engº Alberto Miranda (AgroTemplário)
11h30 Palestra: Doenças do Olival – Engº Alberto Miranda (AgroTemplário)
12h00 Visita aos lagares da EDPRA
Prova de azeites
Atuação Banda Filarmónica Mourisquense
13h00 Almoço (Migas à moda de Mouriscas e carne do alguidar)
15h30 Palestra: O potencial do mel – Engº Luís Lourenço
16h00 Visita técnica ao olival da EPDRA – Herdade da Murteira
10h00 / 16h30 Feira mostra produtos ligados ao figo, azeite, mel, licores, doçaria e outras atividades da freguesia – EPDRA

Domingo – Dia 25 de Novembro

08h30 Caminhada EDPRA – Oliveira do Mouchão (Organização da ACROM)
11h00 Palestra: Cultura da Figueira – Engº Rui de Sousa (INIAV)
11h30 Palestra: O figo na vertente empresarial – Michele Rosa (Rosagro)
12h00 Venha aprender a fazer as “Passas Fritas”
13h00 Almoço (Sopa de Pedra e bifanas)
Animação com “Quarteto Nelson Pisco”
15h00 Degustação de doces de figo, passas fritas e licores
Encerramento – Engº João Quinas (direcor EPDRA)
16h30 Visita à Sifameca (fábrica de seiras e capachos)
10h00 / 16h30 Feira mostra produtos ligados ao figo, azeite, mel, licores, doçaria e outras atividades da freguesia – EPDRA

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome