Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mouriscas | Freguesia recua no tempo com Festival Mourisco este fim-de-semana

O Festival Mourisco, evento histórico e cultural a realizar em Mouriscas, proposto por Amadeu Bento Lopes, no âmbito da primeira edição do Orçamento Participativo de Abrantes, vai decorrer na sede de freguesia entre 26 e 28 de maio, contando-se com voluntários que aderiram à iniciativa, preparados para trajar a rigor. A ideia é fazer uma recriação histórica, numa viagem ao mundo medieval, indo ao encontro da história de Mouriscas.

- Publicidade -

O evento de recriação histórica nos séculos X e XI, pretende ser “uma viagem única ao mundo medieval de um imaginário mourisco em tempo de reconquista cristã”.

O festival conta ainda com 3 momentos de recriação, com chegada da caravana moura na sexta-feira, pelas 21h30, o ataque às mouras no sábado, dia 27, e no último dia do festival, domingo, prevê-se que as duas culturas estejam já em harmonia, a iniciar também pelas 21h30.

- Publicidade -

Quanto à distribuição do espaço, terá várias zonas de realização, incluindo a Liça (treino de cavalos) e zona de espetáculos de contextualização, área de jogos e brincadeiras, áreas alimentares/restauração, área de mercadores (barraquinhas e artesãos) e os dois acampamentos, o cristão e o mouro.

O evento é de entrada livre. Para mais informações contactar festivalmourisco@cm-abrantes.pt ou aceder à página de Facebook do evento.

PROGRAMA:

Sexta [21h30]
CHEGADA DA CARAVANA MOURA

Apesar dos mouros já estarem no território desde os primeiros anos do século VIII, nem todas as aldeias tinham contactado este povo, que atravessara o Estreito de Gibraltar, trazendo novos costumes, culturas e principalmente uma nova religião. É neste contexto que ocorrerá o encontro, nem sempre amistoso, entre mouros e cristãos.

Sábado [21h30]
ATAQUE CRISTÃOS ÀS MOURAS

Partindo de uma lenda que diz que Mouriscas foi o “sítio onde dois soldados cristãos abusaram da fraqueza de duas donzelas mouras”, pretende-se recriar o momento e mostrar a relação homem/mulher, na visão muçulmana e cristã no século X.

Domingo [21h30]
DUAS CULTURAS EM HARMONIA

Após superar o choque inicial e discussões sobre as regras e leis de cada cultura, de forma muito amistosa, mouros e cristãos reúnem-se para confraternizar e partilhar um pouco das suas culturas, através da música e da dança, apresentando os seus costumes e festejando o bom convívio entre todos.

…………………………………………………………….

HORÁRIO:
Sexta das 14h00 à 01h00
Sábado das 11h00 à 01h00
Domingo das 11h00 às 22h30

COMO CHEGAR:
Saída 11 da A23
Latitude: 39°30’7.99″N
Longitude: 8° 5’40.34″W
ALUGUER DE TRAJES
Edifício da Junta de Freguesia de Mouriscas

Natália Pinheiro
913 085 054 ou 916 850 393
ajdobidos@gmail.com

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here