Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Misericórdia de Tomar quer abrir Residências Assistidas no 1° trimestre de 2017

A Santa Casa da Misericórdia de Tomar, que acaba de completar 506 anos de história, é a principal instituição de solidariedade social e um dos maiores empregadores da cidade.

- Publicidade -

No seu plano e orçamento para 2017, aprovados em novembro, no valor aproximado de 4 milhões de euros, a principal novidade é o início de funcionamento do Edifício Social – Residências Assistidas, cuja construção se iniciou em 2012. Apesar de estar concluído desde julho de 2014, continua fechado por não ter licença de utilização por parte do Município.

O problema tem a ver com o plano de pormenor da zona que teve de ser alterado para legalizar as obras. O processo já foi aprovado pela Câmara, Assembleia Municipal e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional. Ultrapassado este obstáculo a Misericórdia prevê que o início do funcionamento das Residências Assistidas ocorra no 1° trimestre de 2017 para mais 60 utentes.

- Publicidade -

Outro desafio para a instituição em 2017 é o edifício multisserviços na rua Infantaria 15 e rua Pedro Dias. Ainda não há uma ideia exata da utilização destes imóveis que a Misericórdia comprou em 2015 e que confrontam com o hospital da Misericórdia. “Repensar a forma de intervenção do Hospital, auscultar o mercado para compreender se existe procura de espaços comerciais e/ou serviços de saúde e verificar, junto da Segurança Social e do Município de Tomar, quais as necessidades em respostas sociais que possam aqui ser instaladas” são as intenções.

No antigo hospital de Tomar, edifício propriedade da Misericórdia, funcionam agora a Unidade de Cuidados Continuados, a Unidade de Internamento Privado e consultórios médicos.

É no apoio à terceira idade que a Misericórdia de Tomar tem a sua principal missão. No lar Nª Srª da Graça estão internados 80 utentes, 25 idosos beneficiam do centro de dia e 63 do apoio domiciliário.

Ao lado funciona o Centro de Acolhimento Temporário que acolhe crianças em situação de perigo.

No total a Misericórdia apoia diariamente 224 utentes nas suas diferentes valências e áreas onde conta com 140 colaboradores.

Do plano para 2017 consta também a requalificação do Lar de Nossa Senhora da Graça que vai ser objeto de candidatura ao Programa Portugal 2020. O orçamento das obras é de 1 milhão e 253 mil euros, dos quais 85 por cento poderão ser comparticipados a fundo perdido.

Sede da Santa Casa da Misericórdia de Tomar (Foto: DR)

Igualmente a igreja da Misericórdia tem um projeto de requalificação com uma estimativa orçamental de 238 mil euros. O objetivo é encontrar apoio público para este investimento considerado “de fulcral importância para uma boa preservação e utilização da Igreja e se possível, com área Museológica”.

O mais recente projeto da instituição, criado a 12 de setembro é a Rede Local de Intervenção Social (RLIS) que tem como objetivo, através do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – SAAS -, “apoiar pessoas e famílias dos territórios de Tomar e de Ferreira do Zêzere que se encontram em situação de vulnerabilidade, exclusão social ou de emergência social, promovendo a sua inserção social e comunitária”.

Trata-se de um projeto a que a Misericórdia de Tomar se candidatou e que foi aprovado pelo Instituto da Segurança Social. Desenvolve-se em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere e funciona na rua Infantaria Quinze n°s 32 e 34.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome