Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mercado Municipal de Tomar reabre cinco ano depois de encerrado pela ASAE

Quase cinco anos após ter sido encerrado pela ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica devido à falta de condições, os tomarenses voltam a ter esta quinta-feira um  mercado municipal para fazerem as suas compras.

- Publicidade -

A abertura do Mercado Municipal de Tomar está marcada para quinta-feira, 28 de janeiro, às 16 horas, com a realização de uma cerimónia de inauguração/reabertura.

A novidade reside –  para além das diferenças notórias no interior e seu interior fruto das obras de recuperação – no horário que vai ser praticado: para além do período da manhã, o espaço passa a estar aberto das 17h às 20 horas.

- Publicidade -

DSC00251
Bancadas passam a estar identificadas

O objectivo passa por cativar mais pessoas a fazerem ali as suas compras como, aliás, está expresso numa faixa colorida que agora foi colocada no exterior do edifício: “Para quê ir mais longe se o mercado está aqui?”

De acordo com o vereador Bruno Graça, que tem o pelouro das Feiras e Mercados, o processo de transferência dos vendedores instalados na tenda climatizada para o interior do edifício iniciou-se no dia 23 de janeiro.

DSC00261
Bruno Graça, vereador responsável

Numa reunião ocorrida entre vereador e vendedores ficou ainda decidido que o Mercado vai funcionar num horário que se pensa mais ajustado às necessidades dos compradores. Deste modo, vai ser possível ir às compras não só durante a manhã (como acontecia no passado) como também entre as 17 e as 20 horas. Ainda de acordo com Bruno Graça, todos os vendedores instalados na tenda tem o seu lugar garantido no edifício. O vereador enaltece o esforço dos vendedores que estão apostados em fazer do Mercado “um espaço de excelência na qualidade e variedade dos produtos colocados à disposição dos consumidores”.

DSC00276
Casas de banho renovadas

Após ser reaberto, Bruno Graça, realça que há que fazer cumprir o “Regulamento do Mercado” , um documento discutido durante vários meses e que, ultrapassados todas as formalidades, foi publicado em Diário da República. “As coisas vão processar-se como estão previstas nesse regulamento”, assegura o vereador da CDU, sublinhando no entanto que este não é um documento fechado. “Mais tarde, se houver necessidade e após a devida avaliação podem ser implementados ajustes que valorizem a dinâmica do Mercado”, explica.

DSC00253
Aspecto interior após as obras

Em relação ao mercado semanal das sextas-feiras, será mantido no exterior do edifício embora esteja prevista a sua mudança para a Várzea Grande, assim que esta área seja reabilitada e estiverem criadas as condições necessárias a essa transferência. A autarquia está, neste momento, a desenvolver o projeto de reabilitação daquela zona. Já a tenda climatizada que ao longo dos últimos cinco anos acolheu os vendedores, vai permanecer no mesmo  local devendo ser palco de várias iniciativas.

DSC00264

Saídas de emergência assinaladas

O mediotejo.net apurou que as obras de requalificação do mercado terão ficado em mais de 800 mil euros embora o vereador da CDU prefira não avançar com o número porque as contas ainda não estão fechadas. O vereador Pedro Marques, eleito dos Independentes por Tomar, foi um crítico do processo considerando que devia ter sido feito um projecto para o mercado não só para este abrir de uma forma mais célere como também menos dispendiosa para os cofres da autarquia.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here