Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Vila de Rei é líder na recolha seletiva de resíduos para reciclagem

A Valnor – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos em 25 municípios da região Centro do país, apresentou os dados relativos à recolha de Resíduos Sólidos Urbanos no primeiro semestre de 2019. Vila de Rei ocupa uma posição de destaque, liderando na recolha de todos os resíduos: embalagens e metal, vidro e papel.

- Publicidade -

O ranking global apresentado pela Valnor mostra que os habitantes de Vila de Rei são os que mais reciclam entre os 25 concelhos abrangidos, com uma média de 31,55 kg de resíduos já reciclados no primeiro semestre deste ano (de janeiro a junho de 2019). Os dados mostram que cada vilarregense reciclou já, em média, 11,07 kg de vidro, 13,08 kg de papel e cartão e 6,5 kg de embalagens.

Entre os concelhos da região do Médio Tejo e proximidades, seguem-se no ranking:

- Publicidade -

Vila Velha de Ródão com média de 22,42 kg de resíduos reciclados no primeiro semestre deste ano (7,02 – vidro; 9,69 – papel/cartão; 5,71 – embalagens);

Gavião com média de 20,88 kg (4,07- vidro; 11,05 – papel/cartão; 5,76 – embalagens);

Abrantes com média de 18,83 kg (5,40 – vidro; 8,34 – papel/cartão; 5,09 – embalagens);

Ponte de Sor com média de 18,48 kg (4,74 – vidro; 9,09 – papel/cartão; 4,65 – embalagens);

Mação com média de 17,53 kg (5,14 – vidro; 8,70 – papel/cartão; 3,69 – embalagens);

Sardoal com média de 15,07 kg (4,89 – vidro; 7,57 – papel/cartão; 2,61 – embalagens);

Sertã com média de 14,48 kg (5,79 – vidro; 5,99 – papel/cartão; 2,70 – embalagens);

Crato com média de 13,34 kg (3,81 – vidro; 6,76 – papel/cartão; 2,77 – embalagens);

Proença-a-Nova com média de 12,65 kg (4,76 – vidro; 6,03 – papel/cartão; 2,16 – embalagens).

Os dados apresentados mostram ainda que, quer os concelhos com um maior número de residentes por km2 ou menor densidade populacional, apresentam resultados bastante diversificados, não existindo uma relação causa-efeito entre esses dados e a menor ou maior propensão para a separação dos Resíduos Sólidos Urbanos.

Foto: DR

Para Ricardo Aires, presidente da CM Vila de Rei, este é um bom indicador para o município no que toca à reciclagem e políticas ambientais/ecológicas que têm vindo a ser implementadas.

“As políticas ambientais levadas a cabo pelo município ao longo dos últimos anos – com especial destaque para a colocação de ecopontos em muitos locais da sede do concelho e nas nossas aldeias – colocam-nos num lugar de destaque na recolha seletiva de resíduos e mostram que o caminho que seguimos está a traduzir-se em belos resultados. Deixo igualmente uma palavra de apreço a todos os vilarregenses que aderiram e contribuem nestas práticas ambientais, tão importantes para garantir a sustentabilidade do nosso planeta”, refere o autarca em comunicado enviado à imprensa.

Por outro lado, o edil refere que “o próximo passo é apostar também na reutilização de materiais, conforme temos já vindo a fazer com a utilização de copos reutilizáveis nos eventos municipais”, nota, acrescentando que vai continuar-se o trabalho de “promoção e desenvolvimento de práticas ambientais responsáveis, estimulando cada vez mais a separação de resíduos nos devidos ecopontos”, conclui.

Dados de Recolha Seletiva referentes ao primeiro semestre de 2019 (de janeiro a junho). Créditos: VALNOR

 

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here