Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Vários Municípios com “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e o jornal “Água & Ambiente” distinguiram cinco empresas de tratamento e distribuição de água potável da nossa região com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano 2018”.

- Publicidade -

Foram distinguidas a Águas de Ourém, CM de Constância, CM de Ferreira do Zêzere, Luságua Alcanena e a Águas do Ribatejo (que serve Municípios como Chamusca e Torres Novas, entre outros). Aqui perto, podemos acrescentar a Águas de Santarém.

A atribuição do “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” tem como objetivo evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano”, explica a ERSAR em comunicado.

- Publicidade -

O regulador acrescenta ainda que “neste enquadramento, o Júri deliberou, a 19 de novembro, a atribuição de selos de qualidade às entidades que tenham evidenciado cumprir todos os critérios previstos no Regulamento aprovado, bem como o cumprimento de certos aspetos qualitativos no tema da governança e de todas as obrigações legais, não apresentando ocorrências significativas com impacte na qualidade do serviço prestado.”
Esta distinção atesta que a água distribuída cumpre todos os requisitos para poder ser classificada de excelente, confirmando assim que os utilizadores podem ter plena confiança na sua qualidade e podem beber água da rede pública.

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Constância, realça que “ao receber mais uma vez esta distinção, sustenta a elevada exigência de prestar um serviço de abastecimento público de água de excelência, que demonstra o cuidado com que planeia, submete e executa também as tarefas relacionadas com a demonstração da qualidade da água fornecida aos munícipes do Concelho de Constância”.

Às entidades distinguidas foi entregue um certificado e o direito de usar na sua comunicação institucional uma imagem identificadora da distinção recebida em cerimónia realizada no dia 22 de novembro, durante a 13.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.

A atribuição deste prémio resulta de uma parceria entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e o jornal Água & Ambiente, e conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome