Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Tomar tem cinco novos circuitos para Transporte a Pedido

O mês de setembro trouxe novidades ao Transporte a Pedido da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), tendo entrado em funcionamento cinco novos circuitos no concelho de Tomar, que não estava totalmente abrangido com o serviço.

- Publicidade -

Para além dos circuitos Sabacheira e Olalhas, o Transporte a Pedido está a funcionar, desde o dia 2 de setembro, na zona sul do concelho, nomeadamente nas freguesias de Asseiceira, Paialvo, Madalena e Beselga, e com dois circuitos pela freguesia de São Pedro de Tomar.

Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Tomar, citada em nota de imprensa, afirma que os “os cinco novos circuitos que vieram complementar a rede do Transporte a Pedido na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo são da maior importância”.

- Publicidade -

“Por um lado, permitiram uma intervenção relevante junto dos moradores de algumas áreas do território que, pelas suas características, eram mais marcadas por fatores como a interioridade e o envelhecimento da população. Por outro lado, este é claramente um modelo do futuro, em que se substitui a obsoleta rede de transportes públicos rodoviários, pesada e cara do ponto de vista energético e ambiental, por um modelo mais flexível e em linha com as possibilidades de gestão que nos são oferecidas pelas modernas tecnologias”, notou.

A criação dos cinco circuitos é financiada no âmbito do PART, submetido ao Fundo Ambiental. O Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país.

À semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.

As reservas são feitas através do número de telefone gratuito 800 209 226 de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário das 9:00 às 15:00 do dia útil anterior ao que o cliente pretende viajar.

O Transporte a Pedido abrange 12 dos 13 concelhos do Médio Tejo, 159.000 habitantes, 68 circuitos e 1.386 paragens.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome