Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Tem uma ideia de negócio? O “moovideias” ajuda-o a lançar-se no mercado

“As ideias não são a alma do negócio, a alma é que é o segredo do negócio”. Sérgio Lorga, consultor do “moovideias”, projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) para potenciar ideias de negócio, resume assim um dos grandes princípios do bom empreendedor. “Ideias geniais são raras”, constata, tudo o resto precisa de trabalho para vingar. Na sexta-feira, 9 de junho, um grupo de cerca de uma dezena de empreendedores assistiu à primeira sessão da primeira edição do “moovideias”. Deste trabalho de cerca de mês e meio de organização e planeamento de um negócio sairá uma ideia vencedora, que receberá 40 horas de mentoria pessoal.

- Publicidade -

primeira sessão da primeira edição do moovideias. Foto: mediotejo.net

“Este projeto no fundo enquadra-se numa estratégia mais ampla (…) de promoção do próprio empreendedorismo”, explicou à comunicação social Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIMT. “Através do apoio de fundos comunitários há um conjunto vasto de iniciativas” que têm vindo a ser levadas a cabo pela instituição, em colaboração com outras entidades da região, criando-se uma “ecossistema empreendedor no Médio Tejo”. Atualmente a própria CIMT começou a ser entidade gestora de sistemas de incentivos, ao qual pequenas empresas se podem candidatar.

- Publicidade -

Apresentação Moovideias da CIMT. Miguel Pombeiro e Sérgio Lorga

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 9 de Junho de 2017

Já o “moovideias” é em concreto “um desafio aos empreendedores”, que procurem “validar o seu plano de negócios” e que têm aqui a possibilidade de “trabalhar com especialistas que estão treinados nesta tarefa” e que poderão antecipar problemas e propor soluções. A iniciativa enquadra-se numa candidatura da CIMT junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, que enquadra também a Associação para o Desenvolvimento Integrado Do Ribatejo Norte (ADIRN), a TagusValley e a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior. Todas as associações vão promover, durante este ano e início de 2018, o seu próprio “moovideias”.

Na sexta-feira decorreu a sessão de arranque da edição da CIMT, em que os empreendedores presentes trabalharam a sua ideia de negócio. Segundo o consultor do projeto, Sérgio Lorga, “nós acreditamos que mais que uma ideia genial o mais importante é trabalhar a ideia”. Deste modo, e ao longo de cinco sessões, os empreendedores vão analisar a sua ideia e criar um plano de negócios que a torne viável. “A ideia vai evoluindo ao longo do curso”, explicou. O projeto que sair vencedor deste concurso de ideias não recebe apoio financeiro, mas horas de mentoria.

O moovideias é em concreto um curso que fornece ferramentas aos interessados para lançarem, de forma organizada e planeada, a sua ideia de negócio. Foto: mediotejo.net

Na sessão de abertura, Miguel Pombeiro explicou aos presentes que a CIMT é gestora de um conjunto de incentivos a que estes se podem candidatar, desde que tenham a empresa formada. Já para participar neste concurso de ideias não é necessário ter empresa constituída, bastando apenas a ideia.

Durante esta semana quem ainda quiser participar no “moovideias” pode inscrever-se e acompanhar as restantes sessões. Trabalhar a ideia, construir um modelo de negócio, prepará-la e validá-la, ter um plano e viabilizá-lo são algumas das ferramentas que vão ser fornecidas aos interessados em lançar-se com os seus próprios negócios.

 

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here