Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Julho 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Siga o “Tiro” e o “Liro” pelos Caminhos do Ferro (c/ vídeo)

Em plena sexta-feira 13 fomos até à Escola Secundária D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha, procurar um dragão. Sim, um ser único de três metros que gosta de cogumelos e bolachas, contou-nos o dono “Liro”. O “Tiro” não é um dragão qualquer, foi criado pelo Projeto EZ, um dos grupos artísticos que juntamente com músicos, artistas plásticos, performers e atores vão andar pelo Médio Tejo de 13 a 15 e de 20 a 22 de abril. Venha percorrer os Caminhos do Ferro com eles.

- Publicidade -

A rede de itinerância cultural criada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em 2017 está de volta e a animação de rua “Dragonologia” marcou o arranque do primeiro momento de programação de 2018. O “Tiro” (João Pinto), acompanhado pelo seu dono e amigo “Liro” (Miguel Branca) estiveram lá no minuto zero e são o espetáculo itinerante deste ano, prometendo distribuir amor e felicidade por toda a região através das criações / veículos únicos que diferenciam as suas atuações.

Regressam ao Médio Tejo depois da passagem com os Caminhos da Pedra, em outubro do ano passado, durante os quais partilharam com o público a magia de “Fita-Cola” e Velocipedia”. Uma experiência “entusiasmante” que os traz de volta neste mês de abril para voltarem a encontrar-se com gente de todas as idades nos concelhos que vão receber percursos artísticos e espetáculos de teatro, música, dança e novo circo ao longo de seis dias.

- Publicidade -

Dragonologia nos Caminhos do Ferro 2018. Foto: mediotejo.net

“Dragonologia” passou por Vila Nova da Barquinha no mesmo dia em que a que artista espanhola Shakti Olaizola levou o novo circo ao Centro Cultural com o espetáculo “Irakurriz” e que no dia 14 ouve a música de Pedro Jóia na Igreja Matriz de Atalaia. Seguiu, também nesta sexta-feira, para o Entroncamento, cruzando-se como o novo circo da companhia espanhola Maintomano, que invadiu a Praça Salgueiro Maia no espetáculo “Ekilibuá”, e que no dia 21 recebe o live act de João Bento nas piscinas municipais.

No primeiro sábado, o “Tiro” e o “Liro” ainda vão andar por Abrantes, onde Teresa Salgueiro canta a 15 na Escola Dr. Manuel Fernandes e o espetáculo de teatro de rua “Big Dancers”, da companhia espanhola El Carromato, chega à Praça Barão da Batalha no dia 20. O itinerário continua em Constância, no dia 20, onde será possível ver as estrelas no Centro Ciência Viva enquanto se ouve Bruno Pernadas, no dia 21, ou assistir à peça teatral “Romeu & Julieta”, do Teatro Praga, na Casa do Povo de Montalvo a 22.

Dragonologia nos Caminhos do Ferro 2018. Foto: mediotejo.net

Igualmente a 20, rumam para Mação, o concelho em que se explora o percurso artístico de Ana Bento no Largo dos Combatentes durante o primeiro fim-de-semana e se aprecia a música de Castello Branco no Centro Cultural Elvino Pereira no dia 21. A última paragem é em Tomar, que tal como Constância, recebe os Caminhos do Ferro apenas no segundo fim-de-semana. Na cidade templária, a dança surge no Cine-Teatro Paraíso pelas mãos, e o resto do corpo, de Marco da Silva Ferreira no espetáculo “Hu(r)mano”, a 20, e os Gaiteiros de Lisboa encerram os Caminhos do Ferro na Praça da República a 22.

Estas são apenas algumas das propostas deste ano que permitem conhecer o Médio Tejo tendo a cultura como mote. Siga o “Tiro” e o “Liro” e meta-se a caminho pelos Caminhos do Ferro.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here