Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Sede do ACES vai mudar-se de Riachos para a cidade de Torres Novas

O executivo municipal de Torres Novas aprovou por maioria a empreitada de reabilitação do edifício do n.º 100 na rua Miguel Bombarda, na cidade, para ali instalar a nova sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, atualmente em Riachos. A obra de requalificação apresenta um orçamento na ordem de 1,2 milhão de euros.

- Publicidade -

Segundo informação municipal, este projeto foi submetido a candidatura para financiamento comunitário no âmbito do Plano de Dinamização “Investimento de Proximidade”. “A proposta agora apresentada vem resgatar um projeto desenvolvido para o CINAP – Centro de Incubação de Ideias e Negócios e de Apoio e Promoção do Empreendedorismo, que deixou de fazer sentido com a compra da antiga sede da CGD destinada ao fim mencionado”, adianta informação municipal.

“Manifestada pelos responsáveis do ACES a necessidade de terem mais espaço para expansão e o facto de trabalharem em coexistência com a Unidade de Saúde Familar Norte Torres, em Riachos, foi colocada como hipótese a reabilitação deste edifício para essa instituição, com a ocupação do R/C e 1º piso, sendo o 2º piso destinada a habitação com rendas acessíveis”, explanou o executivo liderado por Pedro Ferreira (PS).

- Publicidade -

O orçamento da empreitada totaliza 1.200.000 euros mais IVA à taxa legal em vigor e tem um prazo de execução de 240 dias.

Questionada recentemente pelo mediotejo.net, a diretora executiva do ACES Médio Tejo, destacou a necessidade de mudança das atuais instalações em Riachos para instalações mais amplas. “O que se passa com a sede do ACES Médio Tejo é que o edifício é ótimo, é novo, tem boas condições, mas foi programado para instalar uma unidade de saúde e depois fizeram alterações e reorganizações e até algumas obras para instalar a unidade de saúde e os serviços de apoio do ACES, e neste momento só mesmo eu é que estou relativamente bem instalada porque, para cabermos todos, tenho os serviços com as pessoas muito juntas, sem espaço”, disse Diana Leiria.

“Não temos espaço para o arquivo dos recursos humanos, não temos espaço para uma pequena oficina na parte da informática… por outro lado a unidade de saúde, que neste caso é a USF Norte Torres, é pequenina, está confinada a um espaço muito exíguo, que já é pouco mesmo para os utentes que tem e não consegue crescer porque não tem gabinetes para alargar a equipa”, notou.

“Isto traz inconveniente facilmente compreendidos por qualquer um de nós e traz outros: por exemplo, a unidade tem vontade de ter internos de formação específica, médicos em formação para se tornarem especialistas de Medicina Geral e Familiar, mas não pode porque não tem gabinetes. Mesmo para receber estágios integrados nos próprios cursos, como de enfermagem ou de médicos, ainda em formação geral, é sempre muito limitado porque não há espaço. Há outras consultas que a unidade podia disponibilizar aos utentes e que não consegue porque não tem espaços diferenciados porque estamos aqui”.

O ACES Médio Tejo, com um total de cerca de 235 390 utentes, garante a prestação de cuidados de saúde à população de 11 concelhos: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km², e cerca 227.999 habitantes.

Tem em funcionamento oito Unidades de Saúde Familiar (USF), 11 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e sete Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) bem como uma Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome