Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Rede Cultura 2027 é exemplo de “coesão territorial” – Ana Abrunhosa

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcou presença esta sexta-feira, 23 de outubro, no encerramento do congresso internacional “O Futuro da Nossa Cidade”, uma iniciativa da Rede Cultura 2027. A governante salientou o esforço dos 26 municípios para uma candidatura comum – centrada em Leiria -, a Capital Europeia da Cultura 2027 como sendo um exemplo de “coesão territorial” e do que se pretende em termos de diálogo entre territórios. A sessão da manhã contou ainda, como ponto alto, com uma palestra proferida pelo Cardeal José Tolentino Mendonça, que dissertou em torno do conceito de cidade como polo de diversidade cultural.

- Publicidade -

A sessão no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, abriu com a leitura de um poema, em videoconferência, por todos os presidentes dos municípios envolvidos na candidatura, uma das nove a nível nacional a Capital Europeia da Cultura 2027.

Seguiu-se a intervenção do presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, que manifestou a sua felicidade pelo esforço conjunto com os concelhos da região de Leiria, Médio Tejo e do Oeste, “quase 10% dos concelhos de Portugal continental”, em avançar com a candidatura. “Com os pés bem assentes na Europa e na Europa que desejamos ser”, comentou.

- Publicidade -

Ministra da Coesão encerra congresso da Rede Cultura 2027, que integra Ourém, Alcanena, Torres Novas e Tomar na luta pela capital da cultura

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Já o presidente do Congresso, Luís Filipe Castro Mendes, considerou ser esta uma “rede de trocas e partilhas” e o congresso “um ato de cultura”. “É a trabalhar juntos num universo de cultura que resistimos”, frisou.

Ana Abrunhosa começou por afirmar que “para além de promover as relações entre comunidades, a cultura promove também o desenvolvimento local, regional e nacional. É a cultura que nos engrandece, é a cultura que nos agiganta”. Como “bem essencial”, continuou, a cultura “é um fator determinante para a coesão dos nossos territórios”, pelo que o modelo da Rede Cultura 2027 é algo que “gostaríamos de estimular”.

“É em si um exemplo de coesão territorial”, frisou, juntando municípios, instituições e diversas entidades. “Estarem juntos é um motivo de orgulho”, referiu, sublinhando a importância das regiões desenvolverem entre si projetos culturais para valorizar os territórios.

A Ministra da Coesão Territorial abordou ainda o impacto da pandemia no setor cultural, comentando algumas das lições que foram aprendidas neste período. Concluiria a afirmar que os 26 municípios deram um “exemplo ao país. Um bom exemplo de coesão e participação e interação”, pela dignificação dos seus territórios.

Tolentino Mendonça era a presença mais aguardada na abertura. O teólogo abordou a importância do meio urbano na diversidade cultural Foto: mediotejo.net

A finalizar a sessão da manhã interveio o Cardeal Tolentino Mendonça, com uma palestra sobre o tema “Ao encontro das cidades futuras”. “As cidades não se concebem sem a pessoa humana”, começou por afirmar, partindo do conceito para explorar a ideia do meio urbano como potenciador da diversidade.

“Caminhar ao encontro das cidades futuras é pensar o futuro”, refletiu, uma vez que estas continuam a ser “uma rede de relações”. “Precisamos de escutar as cidades”, continuou, “aprender a escutá-las melhor”.

O escritor e teólogo deixou alguns desafios a estas cidades do futuro, como “redescobrir o bem comum”, “redescobrir a identidade cultural”, ou “redescobrir a sustentabilidade ecológica”. “Todos estamos ligados”, concluiu.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome