Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Agosto 6, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Quintas de luxo à venda na nossa região

Na região do Médio Tejo há dezenas de quintas e herdades à venda avaliadas em alguns milhões de euros. Basta fazer uma visita aos sites das imobiliárias para encontrar algumas propriedades centenárias que esperam novos proprietários.

- Publicidade -

Selecionámos alguns dos imóveis mais emblemáticos e valiosos.

Na imobiliária internacional Sothebys está à venda por 7 milhões de euros a Quinta do Marquês junto a Meia Via, no concelho de Torres Novas. Um preço que já baixou uma vez que inicialmente o valor de referência era de 10 milhões de euros.

- Publicidade -

Trata-se de um edifício originalmente do século XVII que sofreu obras de reconstrução nos finais do século XIX, sob a orientação dos seus anteriores proprietários, os Condes da Foz. Imponente com o seu castelo, equilibra o estilo manuelino com arquitetura do período romântico do final do século XIX. Em 2000 o então presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues, anunciou para aquele imóvel um dos hotéis mais luxuosos da Europa que teria como promotor a Sociedade Lusa de Negócios.

O prometido investimento de 10 milhões de contos, com o envolvimento de um grupo tailandês proprietário de um empreendimento turístico semelhante, perto de Banguecoque, nunca se chegou a concretizar.

A Quinta do Marquês dispõe de 10 salas, 20 quartos, 10 casas de banho numa área bruta de 900m2 e um terreno envolvente de 600 mil m2.

A poucos quilómetros, mas já fora da região do Médio Tejo, a histórica Quinta da Cardiga, entre Golegã e Entroncamento, continua à venda também através da imobiliária Sothebys.
Sem preço fixado, a “quinta de luxo” dispõe de 30 quartos, uma área bruta de 22.297 m2 e está localizado num terreno com uma área total de 422.400 m2.

A história da Quinta da Cardiga remonta a 1169 quando D. Afonso Henriques a doou aos Templários. Mais tarde passou para as mãos da Ordem de Cristo. Pelo seu valor histórico está classificada como de interesse público.

No concelho de Abrantes a Herdade de Cadouços está à venda no portal imobiliário www.casaesol.com por 5 milhões 535 mil e 500 euros.

quinta-abrantes-6ea0fea-23684221
Uma imobiliária pede 5 milhões 335 mil e 500 euros pela Herdade de Cadouços em Abrantes (Foto: DR)

São quase 500 hectares de terreno dos quais 189 de sobro, 52 de vinha, 18 de olival e 15 de pomar. Da quinta fazem parte vários edifícios com um total de 10 quartos, restaurante, capela e adega. Dispõe ainda de um court de ténis, piscina tratada e piscina natural, circuito de manutenção e um campo de futebol.
A herdade funcionou até 2013 como unidade de turismo de quatro estrelas.

No concelho de Tomar destacamos duas quintas à venda em agências internacionais: a Quinta dos Pegões e a Quinta do Valle.

Junto ao aqueduto com o mesmo nome e a dois quilómetros de Tomar, a Quinta dos Pegões tem uma área de cerca de 31 hectares ocupados com vinha e floresta. No terreno existe uma habitação familiar de tipologia T2 reconstruída a partir das ruínas de uma antiga casa rural, conservando a traça da arquitetura tradicional portuguesa.

A Quinta do Valle em Tomar tem como preço negociável 2 milhões e 175 mil euros (Foto: DR)
A Quinta do Valle em Tomar tem como preço negociável 2 milhões e 175 mil euros (Foto: DR)

A quinta dispõe de um espaço para eventos como casamentos, batizados e festas temáticas. Ali realizaram-se algumas das festas revivalistas Remember Pim-Pim.

Um dos aspetos mais valorizados na Quinta dos Pegões é a perspetiva sobre o imponente aqueduto do século XVI que abastecia de água o Convento de Cristo.

A Sothebys não apresenta qualquer preço para este imóvel informando apenas que está “sob consulta”.

Ainda no concelho de Tomar e através da imobiliária internacional Right Solution está à venda a Quinta do Valle, situada perto de Santa Cita, por 2 milhões e 175 mil euros, valor que, segundo o anúncio, é negociável.

Este imóvel tem a particularidade de pertencer à mesma família desde 1550.

Com 16 mil m2 de terreno, a quinta integra um complexo de turismo de habitação de sete apartamentos independentes e piscina.

A construção principal organiza-se em três pisos com 20 divisões principais, com tetos caixotões, lambris de azulejo e com quatro grandes fogões de sala, lê-se no site da imobiliária.

A Quinta do Tojal em Ferreira do Zêzere está avaliada em cerca de 2 milhões de euros (Foto: DR)
A Quinta do Tojal em Ferreira do Zêzere está avaliada em cerca de 2 milhões de euros (Foto: DR)

Em Ferreira do Zêzere está à venda através de várias agências imobiliárias a secular Quinta do Tojal, localizada na antiga freguesia de Areias. O preço oscila entre 1 milhão e 850 mil euros e os dois milhões e 200 mil euros.

Em plena quinta está a Casa do Tojal com cerca de 2 230m2, mandada construir em 1887 por Joaquim Sousa Ribeiro, trisavô do atual proprietário. O terreno envolvente tem cerca de 7.4 hectares.

Estes são apenas alguns exemplos de imóveis “de luxo” à venda na nossa região, à espera que o mercado imobiliário ganhe novo fôlego.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome