Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Profissionais do CHMT dão formação externa em Suporte de Vida e Desfibrilhação

Durante o mês de outubro, o Núcleo de Formação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem realizado ações de formação externas de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e de Suporte Avançado de Vida.

- Publicidade -

- Publicidade -

No dia 9, a formação realizou-se na Escola Superior de Saúde de Aveiro, com dois cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE), para 34 profissionais, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos, do Hospital da Luz de Aveiro. E no sábado, dia 16, o curso teve lugar no Hospital da Luz de Coimbra, para 24 profissionais das mesmas áreas.

O Núcleo de Formação do CHMT tem realizado ações de formação externas de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e de Suporte Avançado de Vida. Créditos: CHMT

- Publicidade -

Este curso permite consolidar conhecimentos, melhorar competências e adquirir novas atitudes na área da reanimação, para que os profissionais sejam considerados aptos para executar corretamente a abordagem da vítima, em paragem cardiorrespiratória, com utilização do desfibrilhador automático externo, à luz dos conhecimentos atuais.

Ainda este mês, nos dias 22 e 23, o Núcleo de Formação do CHMT realizará o curso de Suporte Avançado de Vida (SAV), no Hospital da Luz de Coimbra.

O Núcleo de Formação do CHMT tem realizado ações de formação externas de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e de Suporte Avançado de Vida. Créditos: CHMT

Este último, destina-se apenas a médicos e enfermeiros, e para além de consolidar conhecimentos e adquirir novas atitudes na área da reanimação, treina os profissionais como team leaders em equipas de reanimação e treina os profissionais em situações de paragem e peri paragem cardiorrespiratória.

A formação ministrada pelo Núcleo de Formação do CHMT é, desde 2018, acreditada pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR), sendo o Núcleo autónomo, na formação de cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, Suporte Imediato de Vida e Suporte Avançado de Vida.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome