- Publicidade -

Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Médio Tejo | Praias de F.Zêzere, Mação, Tomar e Vila de Rei têm Qualidade de Ouro

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza tornou a distinguir este ano as praias com melhor qualidade de água, aumentando para 396 o número de “Praias com Qualidade de Ouro”. No Médio Tejo mantêm-se as seis já distinguidas em 2016: Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Carvoeiro (Mação), Alverangel e Montes (Tomar), Zaboeira e Fernandaires (Vila de Rei).

- Publicidade -

Este ano, foram distinguidas 396 praias com Qualidade de Ouro (mais 14), 351 zonas balneares costeiras, 9 de transição e 36 interiores, informa a Quercus na sua página oficial. Para receber esta distinção as praias têm que obedecer a vários critérios, nomeadamente a água estar classificada como EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2016.

Carvoeiro acumula a Bandeira Azul com a Qualidade de Ouro da Quercus Foto: CM Mação

- Publicidade -

“TODAS as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2016) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respectivamente”, esclarece a Quercus.

A associação informa ainda que ficam de fora desta lista as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição. Também são excluídas aquelas one se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo pela Quercus.

O concelho de Portugal com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (23 zonas balneares), seguido de Vila Nova de Gaia (18 zonas balneares), Almada (17 zonas balneares), Torres Vedras e Vila do Bispo (12 zonas balneares).

De realçar que a praia fluvial do Carvoeiro, em Mação, acumula também a Bandeira Azul a esta distinção.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome