Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Por onde andam os ‘Caminhos da Água’ este fim de semana

“Caminhos da Água”, iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), chega ao último fim de semana de programação. Descubra as ofertas culturais que o projeto tem para lhe oferecer na sua despedida, nos concelhos de Ferreira do Zêzere, Mação e Torres Novas.

- Publicidade -

Dia 23 (sexta-feira)

A banda Paus foi a responsável pela abertura da programação do Caminhos da Água deste fim de semana. Criada em 2009, leva já quatro discos, três ep’s e várias tours na bagagem, e deu na sexta-feira um concerto no Jardim das Rosas, em Torres Novas, a propósito do seu novo disco “YESS”.

- Publicidade -

Dia 24 (sábado)

O dia de sábado é o mais preenchido, começando às 16h na Praia Fluvial de Cardigos, em Mação, onde a companhia Radar 360º apresenta “Pequena CircOOnferência”, uma conferência sobre o circo, dedicada ao pequeno público, numa performance que flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de Circo. 

Um pouco mais tarde, às 19h, no Jardim das Rosas (Torres Novas), os últimos habitantes de uma aldeia cujo nome se esqueceu e cujo território desapareceu vão estar suspensos num espaço frágil e em constante movimento, naquele que é um espetáculo para toda a família por parte da companhia Mandrágora.

Às 21h30 decorrem duas sessões ao mesmo tempo. No Jardim Municipal de Mação é apresentado o espetáculo de teatro “Baile dos Candeeiros”, levado a cabo pela companhia Radar 360º, o qual é inspirado nas despedidas em ambiente intimista, com uma luz ténue e ao som de música de baile, daqueles que partiam para a guerra colonial. Já no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere o destaque vai para a música, subindo a palco “Àvariações”, um projeto de tributo a António Variações, que foi apresentado ao grande público no Teatro São Jorge em Lisboa no ano 2010, e que desde então nunca mais parou.

Também o Jardim das Rosas acolherá mais um espetáculo musical, no qual se vai ouvir uma voz carismática da nova música portuguesa, a da Marta Ren. A fundadora dos Sloppy Joe, que se estrou a solo com o disco “Stop Look Listen” com uma tour internacional de 85 concertos, é conhecida pelo seu registo vocal muitas vezes comparado ao das grandes vocalistas negras do soul e do funk.

Dia 25 (domingo)

O último dia do Caminhos da Água é pautado por um único evento, o qual foi decorrendo ao longo dos três fins de semana da programação, o “Dança na Praça”. A última sessão deste espetáculo e que marca também o final de mais uma edição do Caminhos da Água decorre no adro da Igreja de Sto. Aleixo, na freguesia do Bêco, em Ferreira do Zêzere, pelas 16h. No “Dança na Praça” cruzam-se vários estilos de dança com uma pitada de raiz erudita, acompanhados pelo timbre tradicional e de várias gerações, numa combinação improvável e onde os maiores artistas são os da terra.

Findada a iniciativa “Caminhos da Água”, na próxima semana a programação é dedicada aos Caminhos da Memória, que percorrem o concelho de Ourém, onde se destacam na Vila Medieval as artes visuais de Friction, por Openfield Studio e a música dos Beatbombers, de Jéssica Pina e de Angélica Salvi. Há ainda oportunidade para vivenciar o espetáculo “Baile”, de Aldara Bizarro, na sala principal do Teatro Municipal.

Durante o mês de agosto a programação cultural continua entre Caminhos das Pessoas e Caminhos Literários. Toda a programação está disponível em caminhos.mediotejo.pt.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome