Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | O que vai fazer este fim-de-semana?

Por estes dias, pegue nos mais novos e explore a região com eles. Vai cruzar-se com avós, marionetas de grandes dimensões e personagens do Bestiário Tradicional Português, além de poderem conhecer técnicas de animação por recortes, partilhar sons, ver os filmes da moda e dançar em família.

- Publicidade -

Caso prefira, ou alterne, os momentos pontuados por conversas paralelas sobre fraldas, desenhos animados e novidades dos brinquedos, existem outras sugestões no Médio Tejo. Tem à escolha música, teatro e cinema para todos os gostos, telas de arte, literatura de todos os tempos e encontros de atores, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e tunas académicas.

Aproveite e bom fim-de-semana!

- Publicidade -

Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
sábado 13 | 10h00 | Abrantes (Biblioteca Municipal António Botto)
O espetáculo “Lobo Mau”, da Red Cloud Teatro de Marionetas faz parte do programa da segunda edição do festival e é apresentado neste concelho no dia 18 de outubro, às 10h00, na Sociedade Artística Tramagalense. No entanto, as crianças entre os 6 e os 12 anos começam a ser envolvidos pelo universo da peça numa oficina em que têm contacto com a técnica de animação por recortes e são convidados a criar uma pequena animação. A iniciativa exige inscrição.

Avós
sábado 13 | 11h00 | Ourém (Biblioteca Municipal de Ourém)
Helena Caetano e Marta Presume dinamizam este teatro musicado dirigido a crianças com mais de 18 meses de idade e que se inspira na obra literária “Avós”, com autoria de Chema Heras e ilustração de Rosa Osuna. A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia.

Caminhos da Pedra
fim-de-semana | diversos horários | Entroncamento, Ferreira do Zêzere e Tomar
A segunda edição dos Caminhos da Pedra começou na sexta-feira com um programa marcado por 53 momentos culturais em dois fins-de-semana prolongados. Os momentos dedicados à família marcam presença entre eles com o “Bestiário à Solta” no Entroncamento (11h00 de sábado e domingo no Jardim Afonso Serrão Lopes), Ferreira do Zêzere (15h30 de sábado na biblioteca municipal) e Tomar (15h00 de sábado no parque infantil e 11h00 de domingo no Jardim do Mouchão). O Centro Cultural de Ferreira do Zêzere recebe o espetáculo “Crassh Babies 2.0, do projeto CRASSH, às 10h00 e 11h30 de sábado.

Danças com a Família
domingo 14 | 15h00 | Ourém (Casa do Administrador – Museu Municipal de Ourém)
A iniciativa em que as famílias se juntam para dançar é orientada por Dulce Maurício e tem como objetivos desenvolver a coordenação motora, consciência rítmica, criatividade, socialização e
memória, trabalhar o movimento no tempo e no espaço e explorar o movimento de forma livre, divertida e descontraída.

We are all Family
sábado 13 | 17h00 | Constância (Antiga Cadeia)
A exposição com os trabalhos de pintura de Massimo Esposito é inaugurada no início do fim-de-semana e fica patente ao público até 11 de novembro, partilhando a perspetiva do pintor italiano sobre a importância da união dos elementos da mesma família, a raça humana, cujas diferenças individuais devem contribuir para a riqueza do todo. A reflexão artística pode ser visitada entre as 14h00 e as 17h00, exceto às segundas-feiras.

Feira de Santa Iria
fim-de-semana | diversos horários | Tomar (Mercado Municipal de Tomar)
O evento anual está de regresso à cidade templária e uma vez inaugurada a feira, às 17h00 de sexta-feira, só se despede no dia 21. No sábado atuam o Rancho Folclórico São Miguel de Carregueiros (20h30) e o Rancho Folclórico “Os Canteiros” da Pedreira (21h30) e no domingo é a vez do Rancho Folclórico de Linhaceira (16h00) e do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho (17h00).

José-Alberto Marques
sábado 13 | horário de funcionamento | Torres Novas (Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes)
Os sessenta anos da publicação da primeira obra do escritor, natural de Torres Novas e residente no concelho de Abrantes desde a década de 60, são assinalados com a mostra bibliográfica que o público pode visitar entre este sábado e o dia 27 de outubro.

Máquinas de escrever literatura
sábado 13 | 17h00 | Sertã (Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes)
A exposição dá a conhecer máquinas de escrever de nomes incontornáveis da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill, Fernando Assis Pacheco, Fernando Namora, José Cardoso Pires, Margarida Vale de Gato, Maria Gabriela Llansol, Almeida Faria, Ruben A., Manuel António Pina, Hélia Correia e Jaime Rocha até dia 30 de novembro. A inauguração inclui um concerto de cravo com Joana Bagulho, acompanhada por uma orquestra de máquinas de escrever.

Tunicoto – Encontro de Tunas de Vila de Rei
sábado 13 | diversos horários | Vila de Rei (diversos locais)
A vigésima edição do evento organizado pela Villa d’el Rei Tuna começou na sexta-feira e, no sábado, as tunas participantes realizam o tradicional Passa Calles ao longo da tarde. Nesta data, as atuações no Auditório Municipal de Vila de Rei começam às 21h15 com um espetáculo que conta com a participação do Coro da Universidade Sénior de Vila de Rei na abertura. As despedidas fazem-se depois, no convívio junto às tasquinhas do Parque de Feiras.

Encontro de Bandas Filarmónicas
sábado 13 | 15h30 | Sardoal (Centro Cultural Gil Vicente)
A décima primeira da iniciativa organizada pela Filarmónica União Sardoalense começa com a concentração da banda anfitriã e das convidadas (Sociedade Recreativa e Musical Alegretense e a Sociedade Filarmónica Maceirense) na Praça da República, de onde seguem para o centro cultural para atuar a partir das 16h30.

Recital de Saxofone
sábado 13 | 21h30 | Abrantes (Junta de Freguesia do Pego)
O programa municipal de itinerância cultural “Art’andante” continua a percorrer as freguesias do concelho e esta semana propõe um recital de saxofone com José Miguel Rodrigues, acompanhado ao piano por Helena Vasques de Carvalho e participação especial de Liliana Pessoa.

Viviane
sábado 13 | 21h30 | Torres Novas (Teatro Virgínia)
A voz da cantora portuguesa ganha o sotaque de Edith Piaf num concerto que também a leva às origens, com terra natal no Sul de França. O ambiente parisiense de meados do século passado envolve o público com temas como “La vie en rose“, “Padam Padam“, “Non rien de rien”, “Sous le ciel de Paris”, “Milord” ou “Mon Dieu”, presentes no CD dedicado à diva francesa, recentemente lançado.

Gala do Fado
sábado 13 | 21h30 | VN Barquinha (Clube Instrução de Recreios)
O cenário prometido pelo CIR Ex-Tuna pretende honrar os bombeiros nesta noite dedicada ao Fado. Uma homenagem abrilhantada pelas vozes dos fadistas José da Câmara, Andreia Matias, Tânia Oleiro e Cristiano de Sousa, acompanhadas pelo contrabaixo de Paulo Paz, a guitarra de Luís Pontes e viola de fado de Henrique Leitão.

Feira de Santa Iria
fim-de-semana | diversos horários | Tomar (Mercado Municipal de Tomar)
O evento anual está de regresso à cidade templária e uma vez inaugurada a feira, às 17h00 de sexta-feira, só se despede no dia 21. A Banda Payalvense Manoel de Mattos atua às 22h30 de sábado e Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira às 18h30 de domingo.

Encontro de Bandas Filarmónicas
domingo 14 | 15h00 | Torres Novas (Praça 5 de Outubro)
A Banda Operária Torrejana, o Centro Recreativo e Musical do Outeiro Grande, a Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense, a Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense, a Sociedade Filarmónica União Matense, a Sociedade Filarmónica União Pedroguense, a Sociedade Musical União e Trabalho e a Sociedade Velha Filarmónica Riachense juntam-se nesta iniciativa. Os concertos marcados para o início da tarde são antecedidos por uma arruada às 11h30.

Caminhos da Pedra
domingo 14 | 21h30 | Tomar (Cine-Teatro Paraíso)
A segunda edição dos Caminhos da Pedra começou na sexta-feira com um programa marcado por 53 momentos culturais em dois fins-de-semana prolongados. A música marca presença entre eles neste primeiro com o concerto de Marta Pereira da Costa. O programa também envolve teatro, momentos infantis e os percursos artísticos “Pedra a Pedra”, de Ana Bento no Largo do Pelourinho do Sardoal (21h30 de sábado e 11h30 e 16h00 de domingo) e “Iria”, de Tiago Correia, no Posto de Turismo / Mata dos Sete Montes em Tomar (entre as 09h30 e as 16h30 nos dois dias).

XII Mostra de Teatro
sábado 13 | 10h00 | Abrantes (Sede do Grupo de Teatro Palha de Abrantes)
A iniciativa organizada pelo Grupo de Teatro Palha de Abrantes inclui o I Fórum de Teatro de Amadores do Médio Tejo, até às 19h00, com diversas apresentações durante a amanhã e um momento de discussão entre os grupos de teatro participantes, seguida pela apresentação das conclusões, durante a tarde.

Caminhos da Pedra
fim-de-semana | diversos horários | Entroncamento, Sardoal e Tomar
A segunda edição dos Caminhos da Pedra começou na sexta-feira com um programa marcado por 53 momentos culturais em dois fins-de-semana prolongados. O teatro marca presença entre eles no sábado com “Catabrisa”, da Companhia Instável, nos Bombeiros Municipais de Sardoal (11h00 e 14h00) e “Yann Lheureux”, da companhia Flagrant Délire, no Centro Cultural do Entroncamento (21h30). O espetáculo “Mulier”, da companhia Maduixa, é apresentado nesta data na Praça da República em Tomar (17h00) e domingo no Complexo Desportivo Municipal do Entroncamento (18h00).

Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
domingo 14 | 16h00 | Alcanena (Bugalhos)
O festival passa pelo Grupo Desportivo da Graça esta semana com as marionetas de grande dimensão de “EntreMundos”, da companhia PIA – Projetos de Intervenção Artística, que dão a conhecer o mundo através das perspetivas, formas e dimensões da visão das crianças através de técnicas de construção e manipulação. O espetáculo foi apresentado em Tomar e em Abrantes a 14 e 28 de setembro, respetivamente.

Ó Zé bate o pé
domingo 13 | 21h30 | Sertã (Casa da Cultura da Sertã)
O teatro de revista sobe ao palco e com ele surge o humor único de Luís Aleluia, Maria Tavares e João Rodrigo, acompanhado pela música de Fátima Couto. Do lado da plateia vai estar o público com mais de 12 anos que quer passar uma noite divertida.

Assim Nasce Uma Estrela
fim-de-semana | 21h30 | Abrantes (Cinema Millenium)
Filme musical e de drama realizado por Bradley Cooper que conta a história do amor de culto entre Jackson e Ally, o músico que ajuda uma cantora e atriz a encontrar a fama enquanto a sua carreira vai desaparecendo devido à bebida e à idade. Com Lady Gaga, Bradley Cooper e Sam Elliott.

California Typewriter
sábado 13 | 21h30 | Sertã (Cineteatro Tasso do Clube da Sertã)
Documentário realizado por Doug Nichol sobre aqueles que têm a vida ligada às máquinas de escrever, seja na carreira profissional, na vertente de colecionador ou pelo simples gosto que muitas vezes se transforma em obsessão. A exibição deste filme com a participação de Silvi Alcivar, Ken Alexander e Tom Hanks é acompanhada por algumas curtas-metragens e integra o programa da inauguração da exposição “Máquinas de escrever literatura” na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes nesta data (17h00).

Fátima: O Último Mistério
domingo 14 | 11h00 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping)
Filme-documentário realizado por Andrés Garrigó que lança a questão se as aparições de Fátima, em 1917, alteraram o curso da História. Feito com base em dados reais e participação de especialistas e com recurso a cenas de ficção e recriações, apresenta eventos associados ao momento, ignorados até à data. Com Eva Higueras, Fran Calvo e Carlos Cañas.

Gato Mau
domingo 14 | 11h00 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping)
Filme de animação e aventura realizado por Mehmet Kurtulus e Ayse Ünal baseado na baseada na banda desenhada turca e criada pelo cartoonista Bülent Üstün sobre o gato Shero, cuja festa que organiza se transforma numa noite de boémia e caos que envolve a morte de um dos seus amigos, a chegada do filho ilegítimo e a luta contra um lunático e o amor.

Johnny English Volta a Atacar
fim-de-semana | 13h05 / 15h05 / 17h05 / 19h05 / 21h20 / 23h25 (sáb) | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping)
Filme de comédia e ação realizado por David Kerr sobre o regresso do agente secreto, que entretanto se tornou professor de geografia, com a missão de salvar a agência depois desta ter sido alvo de um ataque cibernético e das identidades dos agentes no ativo terem sido reveladas. Com Rowan Atkinson, Olga Kurylenko, Emma Thompson e Jake Lacy.

Peppermint
fim-de-semana | 21h15 / 23h30 (sáb) | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping)
Filme de ação, drama e thriller realizado por Pierre Morel sobre Riley North que recupera depois de assistir ao assassinato do marido e da filha. Quando a justiça falha em castigar os culpados, Riley decide fazê-la pelas próprias mãos e no quinto aniversário da tragédia começa a colocar em prática o seu plano de vingança. Com Jennifer Garner, Michael Mosley e John Gallagher Jr..

Smallfoot: Uma Aventura Gelada
fim-de-semana | 11h00 (dom) / 13h10 / 15h30 / 18h15 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping)
Filme de animação e aventura realizado por Karey Kirkpatrick e Jason Reisig inspirado na lenda do “Pé Grande” e apresenta Migo, o ieti que vive num dos pontos mais altos dos Himalais e acredita ter encontrado um “smallfoot”, ou seja, um humano. Gozado pelos que o rodeiam decide descer a montanha para encontrar a estranha criatura que muitos dizem ser perigosa e acaba por ter sucesso quando se cruza com Percy.

Snow: O Espelho da Rainha
domingo 14 | 15h00 / 17h00 | Sertã (Cineteatro Tasso do Clube da Sertã)
Filme de animação realizado por Aleksey Tsitsilin sobre a nova aventura de Kiara que, acompanhada pelo troll Orm, volta a confrontar-se com a Rainha da Neve um ano depois de ter derrotado e se depara agora com com um novo poder maléfico: um espelho que reflete o pior de cada pessoa e permite que a rainha controle quem quiser.

Venom
fim-de-semana |13h00 / 15h25 / 18h10 / 21h10 / 23h25 (sáb) | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping)
Filme de ação, terror e ficção científica realizado por Ruben Fleischer sobre o jornalista Eddie Brock que acaba por se transformar numa cobaia científica quando investiga a empresa de genética Life Foundation. O corpo de Ruben passa a ser usado por um ser alienígena, transformando-o em Venon e levando-o a matar de forma descontrolada. Com Tom Hardy, Michelle Williams e Woody Harrelson.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome