Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Médio Tejo | O que vai fazer este fim-de-semana?

O fim-de-semana abranda o tempo e isso sente-se no andar (e na condução!) de quem sai de casa para aproveitar mais dois dias de “verão outonal”. Não vale a pena repetir que no Médio Tejo há propostas em todas as áreas artísticas dentro e fora de portas porque já não é novidade. Hoje optamos por destacar as iniciativas em que se pode divertir com os mais pequenos. Aos espetáculos, lançamentos de livros e exposições (entre as dezenas de eventos para todas as idades) pode juntar filmes de animação, aulas de yoga, ateliers criativos e espetáculos de teatro, dança ou marionetas.

- Publicidade -

Mini Yoga entre Livros
sábado 14 | diversos horários | Ourém (Biblioteca Municipal de Ourém)
As crianças entre os 2 e os 6 anos de idade têm à sua espera novas aulas de yoga dinamizadas pela instrutora Cristina Santos. Os mais pequenos (2 – 3 anos) começam às 10h00 e os mais velhos (4 – 6 anos) às 10h45. A atividade exige inscrição prévia.

- Publicidade -

Sábados à Grande
sábado 14 | 10h00 | Tomar (Centro Ambiental, Mata dos Sete Montes)
As atividades dedicadas aos mais novos, com idades entre os seis e os dez anos de idade, continuam no primeiro dia do fim-de-semana com um toque ambiental no atelier criativo em que têm a oportunidade de criar molduras naturais. Atividade com inscrições obrigatórias até dia 12.

Big Weekend
fim-de-semana | 15h00 | Vila Nova da Barquinha (Parque Ribeirinho)
O fim de semana é para ser gozado em grande nesta iniciativa em que os participantes podem usufruir de duas tardes com ateliers infantis, insufláveis, slide, tenda com Djs, slackline e bola insuflável aquática. As atividades terminam às 19h00.

Caminhos da Pedra
domingo 15 | 11h00 / 15h00 | Entroncamento (Centro Cultural)
O programa tem dois momentos dedicados aos mais novos com o espetáculo “Bianca Branca”, o primeiro solo para crianças em que Leonor Keil se inspirou no conto “Bianca”, de Fausto Gilberti Branco. Bianca gosta de pintar os eus sonhos, desejos, medos e anseios com a cor favorita, o branco, mas por vezes o mundo fica de pernas para o ar quando surge um sentimento muito forte que o torna mais humano e colorido.

História do João e da Maria
domingo 15 | 15h00 | Sertã (Casa da Cultura)
A produção da Vivonstage leva ao palco os valores da solidariedade, entreajuda e amor fraterno com os irmãos João e Maria e a aventura de voltar para junto do pai depois da nova madrasta o convencer a colocá-los num colégio interno. O espetáculo integra a campanha “Cultura Solidária” na qual as entradas são “pagas”, facultativamente, com a contribuição de bens alimentares para famílias carenciadas.

Feira de Santa Iria
fim-de-semana | diversos horários | Tomar (Várzea Grande)
A dança marca presença no programa com as atuações dos Ranchos Folclóricos de S. Miguel de Carregueiros (20h30) e “Os Camponeses” de Peralva (21h30) no sábado e regressa no domingo com o Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira (16h00) e os Ranchos Folclóricos “Os Canteiros” de Pedreira (17h00) e de Linhaceira (18h00).

Gravidade Zero
sábado 14 | 17h00 | Alcanena (Centro Ciência Viva do Alviela)
A exposição de Cristiana Gomes tem como elemento comum as gotas de água com que apresenta diversas perspetivas. Os trabalhos da docente de Educação Visual e Tecnológica e apaixonada pela fotografia desde o curso de Técnico de Artes Gráficas ficam patentes até 30 de dezembro.

O Programa Segue Dentro de Momentos
sábado 14 | 16h00 | Alcanena (Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira)
A biblioteca municipal recebe a apresentação do livro autobiográfico de Júlio Isidro, conhecido por diversas gerações pela ligação de décadas à rádio e à televisão.

Fragmentos de mim
sábado 14 | 16h00 | Tomar (Complexo Cultural da Levada)
A autora Graça Costa partilha as suas palavras com o público nesta obra literária, que junta às do blog “Fragmentos de mim e dos meus outros eus”.

A 13 de Maio na Cova da Iria: Uma Visão Antropológica das Aparições de Fátima
sábado 14 | 17h30 | Ourém (Biblioteca Municipal de Ourém)
Apresentação da obra literária de Aurélio Rosa Lopes, antropólogo e estudioso do fenómeno fatimita, na qual é apresentada uma análise social e antropológica das Aparições de Fátima em 1917 e as suas consequências até ao presente.

19º Tunicoto – Encontro de Tunas de Vila de Rei
sábado 14 | 21h15 | Vila de Rei (Auditório Municipal de Vila de Rei)
A Villa D’el Rei Tuna – Tuna Académica do Concelho de Vila de Rei organiza mais uma edição da iniciativa na qual se junta à EST’eS la Tuna Masculina – Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, à Tuna Feminina de Medicina do Porto e à Tuna Académica do IADE – Instituto Superior de Artes Visuais, Design e Marketing de Lisboa. A noite fica completa com um Arraial Popular junto às tasquinhas do Parque de Feiras.

Recital de Saxofone e Piano
sábado 14 | 21h30 | Abrantes (Sociedade Recreativa de Bemposta)
O saxofone de José Miguel Rodrigues e o piano de Nádia Roseiro juntam-se para proporcionar uma noite cultural nesta sessão do programa municipal “Art’andante”.

Noite de Fados
sábado 14 | 21h30 | Alcanena (Salão Paroquial Ana Sonça)
A iniciativa inserida na Festa em Honra de São Sebastião e Santo António propõe que se faça silêncio para ouvir os fadistas Manuel João Ferreira, Teresa Tapadas e Nani Nadais acompanhados pela guitarra portuguesa de Luís Ribeiro e a viola de Pedro Pinha.

Menina
sábado 14 | 21h30 | Torres Novas (Teatro Virgínia)
Cristina Branco alia as raízes conservadoras e tradicionalistas do fado a novas abordagens no mais recente trabalho discográfico que inclui temas originais de autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes. O álbum recebeu o Prémio de Melhor Disco de 2016 pela Sociedade Portuguesa de Autores no passado mês de março e valeu-lhe a nomeação para os Globos de Ouro como Melhor Intérprete Individual em 2016. No palco é acompanhada pela guitarra portuguesa de Bernardo Couto, o contrabaixo de Bernardo Moreira e o piano de Victor Zamora.

Surma
sábado 14 | 22h00 | Tomar (Cem Soldos)
O auditório do Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS) recebe a artista no dia seguinte ao lançamento do álbum de estreia “Antwerpen”, depois da sua passagem pela aldeia durante o Festival Por Estas Bandas em 2015 e na edição deste ano do Festival Bons Sons. Débora Umbelino já levou a exploração de novos ambientes sonoros a sete países com mais de 150 cpncertos e neste trabalho discográfico trabalhou com os elementos dos First Breath After Coma, que integram a Casota Collective.

Feira de Santa Iria
sábado 14 | 22h30 | Tomar (Várzea Grande)
O evento emblemático está de regresso à cidade templária e promete animação no local do costume até 22 de outubro. As propostas do primeiro fim-de-semana incluem o concerto da Banda Filarmónica Gualdim Pais.

Caminhos da Pedra
fim-de-semana | diversos horários e concelhos
As “Contatinas” de Luís Carmelo e Nuno Morão vão andar por Vila Nova da Barquinha (11h00) e Tomar (21h30) a 14 e por Ourém (16h00) a 15. Os Desbundixie atuam em Ourém (18h00) a 14 e Igreja Nova do Sobral, em Ferreira do Zêzere (16h00), a 15. Concertos únicos são os de Criatura em Vila Nova da Barquinha (22h00) no sábado e no domingo os da Orquestra Caminhos com António Serginho no Sardoal (16h00), Filho da Mãe na Vila Medieval de Ourém (18h00) e Selma Uamusse em Tomar (21h30). Multidisciplinar é a performance “Andar” que Aldara Bizarro e a comunidade local do Entroncamento apresentam a 14 (18h00) neste concelho.

MANOBRAS – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
sábado 14 | diversos horários e concelhos
As três propostas deste fim-de-semana incluem os espetáculos “Queixa-te” (10h30) e “Caixa das Histórias Ensarilhadas” (15h00), da Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, no Cineteatro S. Pedro, em Abrantes. O festival também continua em Alcanena com a transformação do café-concerto do Cine-Teatro São Pedro no “Museu da Existência” (16h00 / 21h30), da Companhia Amarelo Silvestre.

Caminhos da Pedra
fim-de-semana | diversos horários e concelhos
O teatro de rua surge no sábado com “Fita Cola” do Projeto EZ no Entroncamento (12h00 / 16h00) e “Hotel la Rue” do Teatro Totonco no Sardoal (18h00) e no domingo continua com “Velocipedia” do Projeto EZ em Tomar (15h00 / 18h00). “Chez Jopie” de Delinus passa por Torres Novas a 14 (15h00 / 23h00) por Dornes, Ferreira do Zêzere, a 15 (15h00). O teatro “Nuova Barberia Carloni” do Teatro Necessario sobe ao palco em Ferreira do Zêzere a 14 (21h30) e Vila Nova da Barquinha a 15 (17h00). Os “Viajantes Solitários” do Teatro do Vestido voltam a estacionar no domingo no Entroncamento (21h30). Ao teatro junta-se o novo circo da Companhia Erva Daninha que apresenta “Circo à Mostra” em Fátima/Ourém (11h30) no sábado e “E-nxada” em Torres Novas nos dois dias (18h00).

Alguém como Eu
fim-de-semana | 21h30 | Abrantes (Cinema Millenium)
Filme de comédia realizado por Leonel Vieira que começa com a viagem de Helena entre o Brasil e Portugal, esperando encontrar uma nova vida à chegada. Por terras lusas conhece o atraente Alex por quem se apaixona. A relação inicialmente perfeita acaba por estagnar e Helena deseja que Alex se torne mais parecido com ela. No entanto, o desejo acaba por ter consequências inesperadas quando começa a vê-lo numa figura feminina sempre que olha para ele. Com Paolla Oliveira, Ricardo Pereira e Irene Ravache.

Bigfoot Júnior
domingo 15 | 15h00 / 17h00 | Sertã (Cineteatro Tasso do Clube da Sertã)
Filme de animação realizado por Jeremy Degruson e Ben Stassen sobre Adam, o adolescente que acaba por perceber a razão de ser diferente ao descobrir que o pai desaparecido há anos vive numa floresta e é… o Bigfoot. Parte numa aventura e o reencontro permite-lhe saber que o pai se escondeu da poderosa HairCo. para proteger o seu ADN. No entanto, a aventura torna-se maior quando pai e filho percebem que a multinacional seguiu Adam…

Blade Runner 2049
fim-de-semana | 18h10 / 21h10 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de ficção científica e thriller realizado por Denis Villeneuve em que o caçador de andróides “K” decide procurar Rick Deckard, um ex-caçador desaparecido há 30 anos, depois de descobrir um segredo com o potencial de destruir o que resta da sociedade. Com Harrison Ford, Ryan Gosling, Ana de Armas e Jared Leto.

Emoji: O Filme
fim-de-semana | 10h50 (dom) / 13h00 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de animação e comédia realizado por Tony Leondis sobre Gene, o emoji que deseja ser usado como código de emoções humanas e vive em Textopolis, uma cidade situada dentro do smartphone de Alex. Gene não consegue controlar as suas expressões e inicia uma viagem até à “cloud” para encontrar o código da expressão do ícone “meh”, durante a qual se cruza com o ícone Hi-5 e a emoji Rebelde. A vontade de Alex formatar o telemóvel porque suspeita que está infetado com um vírus coloca em risco as suas vidas e Textopolis.

Feliz Dia Para Morrer
fim-de-semana | 15h30 / 18h20 / 21h15 / 00h05 (sáb) | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de thriller realizado por Christopher B. Landon sobre uma jovem estudante que revive de forma repetida o dia do seu assassinato, incluindo o momento final, até descobrir a identidade do seu assassino. Com Jessica Rothe, Israel Broussard e Ruby Modine.

Kingsman: O Círculo Dourado
sábado 14 | 23h30 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de ação, aventura e comédia realizado por Matthew Vaughn sobre a união entre os Kingsman, cuja base é destruída, e a Statesman, outra organização secreta de espionagem americana desconhecida até à data. Os agentes de ambos vão ter que trabalhar juntos para derrotar um inimigo comum implacável para salvar o mundo. Com Taron Egerton, Colin Firth e Mark Strong.

IT
domingo 15 | 21h30 | Sertã (Cineteatro Tasso do Clube da Sertã)
Filme de terror realizado por Andy Muschietti sobre o grupo de pré-adolescentes que se depara com os seus maiores medos quando decidem confrontar Pennywise, o palhaço responsável por crimes e violência ao longo dos séculos, após o desaparecimento de crianças na cidade de Derry, Maine. Com Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher e Finn Wolfhard.

Lego Ninjago: O Filme
fim-de-semana | 10h50 (dom) / 13h00 / 15h20 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de animação e aventura realizado por Charlie Bean e Paul Fisher sobre a luta entre Lloyd, o Ninja verde, e os seus amigos guerreiros contra o senhor da guerra Garmadon que, além de maquiavélico é o pai de Lloyd. Nesta batalha para salvar a cidade de Ninjago os ninjas modernos e indisciplinados são ajudados pelo mestre Wu, perito em kung fu.

Um Susto de Família
fim-de-semana | 15h30 / 18h00 | Abrantes (Cinema Millenium)
Filme de animação e comédia realizado por Holger Tappe sobre a família Wishbone que aceita o desafio de Emma, a mãe, para saírem mascarados na noite de Halloween. O programa familiar com ela, o pai Frank e os filhos Fay e Max corre bem até se cruzarem com uma velha feiticeira que os transforma em monstros verdadeiros.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome